A GESTÃO ESCOLAR NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.13933Resumo
Objetivamos nesta investigação analisar as percepções sobre a Gestão Escolar de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada. Efetuamos a interpretação das informações coletadas por meio da análise de conteúdo. Selecionamos cinco professores de EF iniciantes na EB da respectiva rede de ensino e cidade como colaboradores do estudo. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB estudados apresentaram duas diferentes percepções sobre a Gestão Escolar: uma boa gestão e uma gestão não efetiva.
Palavras-chave: educação física; professores iniciantes; gestão escolar.