A GESTÃO ESCOLAR NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.13933

Resumo

Objetivamos nesta investigação analisar as percepções sobre a Gestão Escolar de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada. Efetuamos a interpretação das informações coletadas por meio da análise de conteúdo. Selecionamos cinco professores de EF iniciantes na EB da respectiva rede de ensino e cidade como colaboradores do estudo. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB estudados apresentaram duas diferentes percepções sobre a Gestão Escolar: uma boa gestão e uma gestão não efetiva.

Palavras-chave: educação física; professores iniciantes; gestão escolar.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

    Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professor do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado da UNICRUZ.

     

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

A GESTÃO ESCOLAR NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 35-52. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.13933