SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES

Autores

Resumo

O século XXI é marcado por inúmeras transformações, sendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) uma de suas principais causas. Nota-se a imprescindibilidade do uso da tecnologia para fins diversos, como a aprendizagem e informação. No que diz respeito às tecnologias educacionais, o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de línguas tem se tornado cada vez mais comum, sendo amplamente utilizados como material didático e configurando uma importante ferramenta de TIC. Assim, este trabalho tem por objetivo propiciar subsídios para o desenvolvimento de Apps no ensino-aprendizagem de Português para migrantes, tendo em vista as especificidades do grupo. Como procedimento metodológico, realizou-se o levantamento de Apps segundo algumas palavras-chave na Apple Store e Play Store. Os resultados apontaram a inexistência de Apps cujo foco seja as coloquialidades da língua: expressões, gírias e palavrões, por exemplo. Subsídios para o preenchimento da supracitada lacuna são, então, apontados. Dentre as considerações apresentadas, ressalta-se a importância dos subsídios propostos para do desenvolvimento de apps no processo de ensino-aprendizagem de português para migrantes. Para tanto, compreende-se fundamental o engajamento do uso consciente de Apps, devendo esses serem usados de forma alinhada aos propósitos e fins específicos de cada grupo.

Biografia do Autor

  • Sebastião Junio de Lima, , , IFMG

    Mestrando em ensino em saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina MG, Pós Graduando em Ensino e Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Graduado em enfermagem pela UFSJ.

  • Hiago Higor de Lima, , , IFMG

    Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Graduado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa - pela UFSJ. Pós Graduando em Ensino e Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Minas Gerais.

  • Viviane Lima Martins, , ,

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a titulação de Mestre na mesma instituição. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas e em Língua Inglesa pela Loyola University Chicago. Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela FAPAN - Paraná, especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade São Luís (SP), Gestão Escolar e em Tecnologias Digitais e Inovação em Educação, ambas pela UNICSUL, e aperfeiçoamento em Docência na Educação a Distância - Aprendizagem Baseada em Problemas / Projetos, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no campus Arcos.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022016(1-15). https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13445