SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES
Resumo
O século XXI é marcado por inúmeras transformações, sendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) uma de suas principais causas. Nota-se a imprescindibilidade do uso da tecnologia para fins diversos, como a aprendizagem e informação. No que diz respeito às tecnologias educacionais, o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de línguas tem se tornado cada vez mais comum, sendo amplamente utilizados como material didático e configurando uma importante ferramenta de TIC. Assim, este trabalho tem por objetivo propiciar subsídios para o desenvolvimento de Apps no ensino-aprendizagem de Português para migrantes, tendo em vista as especificidades do grupo. Como procedimento metodológico, realizou-se o levantamento de Apps segundo algumas palavras-chave na Apple Store e Play Store. Os resultados apontaram a inexistência de Apps cujo foco seja as coloquialidades da língua: expressões, gírias e palavrões, por exemplo. Subsídios para o preenchimento da supracitada lacuna são, então, apontados. Dentre as considerações apresentadas, ressalta-se a importância dos subsídios propostos para do desenvolvimento de apps no processo de ensino-aprendizagem de português para migrantes. Para tanto, compreende-se fundamental o engajamento do uso consciente de Apps, devendo esses serem usados de forma alinhada aos propósitos e fins específicos de cada grupo.