FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

da expectativa do processo seletivo ao desajuste causado pela pandemia COVID-19

Autores

  • Luenes Kelly Cabral ESEFFEGO/UEG
  • Luis Enrique Perez ESEFFEGO/UEG

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.13419

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado acerca das expectativas dos estudantes do curso de educação física da Eseffego/UEG antes da efetiva entrada na universidade e o desajuste destes após a publicação da Portaria Nº 560/2020-UEG, que determinou a suspensão das aulas presenciais a partir de 16/03/2020 e a implantação do regime especial de aulas não presenciais (Resolução CEE/GO Nº 02/2020). O impacto do início da vida acadêmica aliado ao contexto de pandemia afetaram a adaptação dos alunos na universidade, além de outros aspectos intrapessoais, que influenciam no sucesso acadêmico. Devido à novidade do objeto em estudo, pouca bibliografia foi encontrada, muito se deve estar produzindo sobre o tema, porém ainda não se teve tempo suficiente para a publicação deste conhecimento e a efetiva disponibilização para os interessados. Foi realizada uma pesquisa com os discentes do 1º ao 4º período do curso de licenciatura em Educação Física da Eseffego/UEG, sendo que as respostas mostraram uma clara insatisfação com o regime de aulas remotas, uma preocupação com a qualidade do ensino e a consequente fragilidade dos fatores psicossociais destes estudantes com a própria formação profissional, o que resultou em um aumento de trancamento de matrícula e abandono do curso.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA:: da expectativa do processo seletivo ao desajuste causado pela pandemia COVID-19. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 20-34. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.13419