INOVAÇÕES:

As Tecnologias digitais em espaços educativos

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Resumo

objetivo deste artigo é apresentar contribuições e dilemas de diferentes atores no processo de inovação em espaços educativos. Para tanto, buscamos compreender aspectos constitutivos que favorecem ou impedem o processo de inovação pedagógica com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), investigando fatores de razão sensível (MAFFESOLI, 1998) que justificam as resistências ao processo de apropriação e uso destas tecnologias com propósito pedagógico. A metodologia para responder a esse conjunto de questionamentos previu a aplicação de um Grupo Focal (GF) composto por professores, de diferentes regiões brasileiras, com experiência na formação de professores e atuação no Ensino Médio. Foi considerada como meio de realização do GF virtual, mediado por TDIC, a ferramenta Hangout. Desse estudo, investigou-se as inferências válidas e fundamentadas, a partir da análise dos dados produzidos no Grupo, de situações reais, em contextos colocados por formadores de professores para o uso das TDIC em espaços educativos, que podem servir como base informativa em trabalhos posteriores de natureza semelhante. Os resultados do trabalho apontam que os recursos existem, no entanto, são pouco utilizados em função da qualidade da formação continuada que, em sua maioria, não atende aos propósitos pedagógicos como exemplo das práticas a serem desenvolvidas nos espaços educativos. Para os atores envolvidos no processo de inovação, desde gestores até alunos, pairam resistências, fato que reforça a importância da compreensão desse movimento para o desenho das formações com esse foco.

Palavras-chave: Tecnologia Digital, Inovação, Grupo Focal, Formação Continuada, Hangout.

 

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

INOVAÇÕES:: As Tecnologias digitais em espaços educativos. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022015(1-26). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13407