Representações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a interdisciplinaridade
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer representações de professoras do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município do Paulista-PE sobre a interdisciplinaridade. O problema central da investigação foi formulado da seguinte forma: as representações que as professoras do Município do Paulista têm sobre interdisciplinaridade possibilitam o esclarecimento do conceito e favorecem a vivência de práticas interdisciplinares crítico-reflexivas? Buscamos conhecer as práticas pedagógicas das professoras participantes desta pesquisa, verificando até que ponto as suas práticas se ancoravam nos princípios da interdisciplinaridade e se elas compreendiam e vivenciavam a interdisciplinaridade como uma necessidade social em uma perspectiva crítico-reflexiva. Os procedimentos metodológicos utilizados para este estudo pautaram-se na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de um Grupo Focal (GF) e analisados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Participaram deste estudo oito professoras da Rede Pública do Município do Paulista-PE. Os resultados permitiram concluir que as professoras participantes da pesquisa, entendem a interdisciplinaridade como uma junção de disciplinas e de seus conteúdos, tendo os projetos didáticos como escopo principal, numa concepção de interdisciplinaridade que se volta para a prática individual, fincada na integração de conteúdos de disciplinas diferentes. Concluímos, portanto, que há uma necessidade de o Munícipio do Paulista investir de forma mais organizada em formações continuadas que tenham como eixo a possibilidade de vivência de práticas docentes interdisciplinares que extrapolem a mera integração de conteúdos e possam contemplar, sobretudo, o diálogo e o mútuo crescimento humano e cognitivo daqueles(as) que fazem parte da comunidade educativa escolar.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.