Representações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a interdisciplinaridade

Autores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer representações de professoras do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município do Paulista-PE sobre a interdisciplinaridade. O problema central da investigação foi formulado da seguinte forma: as representações que as professoras do Município do Paulista têm sobre interdisciplinaridade possibilitam o esclarecimento do conceito e favorecem a vivência de práticas interdisciplinares crítico-reflexivas? Buscamos conhecer as práticas pedagógicas das professoras participantes desta pesquisa, verificando até que ponto as suas práticas se ancoravam nos princípios da interdisciplinaridade e se elas compreendiam e vivenciavam a interdisciplinaridade como uma necessidade social em uma perspectiva crítico-reflexiva. Os procedimentos metodológicos utilizados para este estudo pautaram-se na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de um Grupo Focal (GF) e analisados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Participaram deste estudo oito professoras da Rede Pública do Município do Paulista-PE. Os resultados permitiram concluir que as professoras participantes da pesquisa, entendem a interdisciplinaridade como uma junção de disciplinas e de seus conteúdos, tendo os projetos didáticos como escopo principal, numa concepção de interdisciplinaridade que se volta para a prática individual, fincada na integração de conteúdos de disciplinas diferentes. Concluímos, portanto, que há uma necessidade de o Munícipio do Paulista investir de forma mais organizada em formações continuadas que tenham como eixo a possibilidade de vivência de práticas docentes interdisciplinares que extrapolem a mera integração de conteúdos e possam contemplar, sobretudo, o diálogo e o mútuo crescimento humano e cognitivo daqueles(as) que fazem parte da comunidade educativa escolar.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Gomes da Silva, , , Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Representações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a interdisciplinaridade. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022018(1-22). https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13298