CAMINHOS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Juliana Melo Holanda Universidade Federal de Alagoas
  • Andrielly Maria Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Dolores Fortes Alves Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Compreendendo que, atualmente enfrentam-se os desafios de um cenário educacional afetado pelos efeitos drásticos da pandemia da COVID-19, as formações docentes continuadas mostram-se como espaços possíveis para reflexão das práxis, atestando a emergência de (trans)formações oriundas de uma mudança paradigmática que venha fundamentar estratégias de aprendizagem inovadoras e integradoras em meio a este contexto. Para tanto o pensamento complexo, ancorado na obra de Edgar Morin, mostra-se como lume para as discussões propostas. Enquanto metodologia a revisão sistemática de literatura integrativa foi utilizada com vistas a buscar investigar as produções acadêmicas realizadas no período de pandemia relacionadas a formação docente e amparadas nos fundamentos teóricos do pensamento complexo. É possível perceber que se trata de um novo paradigma que tem fundamentado ainda poucas produções nestes últimos meses relacionadas diretamente a temática abordada. Entre os estudos encontrados percebe-se a relevância destes espaços como promotores de transformações necessárias a educação do futuro construídas no presente.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

CAMINHOS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022014(1-15). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13235