CAMINHOS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
Compreendendo que, atualmente enfrentam-se os desafios de um cenário educacional afetado pelos efeitos drásticos da pandemia da COVID-19, as formações docentes continuadas mostram-se como espaços possíveis para reflexão das práxis, atestando a emergência de (trans)formações oriundas de uma mudança paradigmática que venha fundamentar estratégias de aprendizagem inovadoras e integradoras em meio a este contexto. Para tanto o pensamento complexo, ancorado na obra de Edgar Morin, mostra-se como lume para as discussões propostas. Enquanto metodologia a revisão sistemática de literatura integrativa foi utilizada com vistas a buscar investigar as produções acadêmicas realizadas no período de pandemia relacionadas a formação docente e amparadas nos fundamentos teóricos do pensamento complexo. É possível perceber que se trata de um novo paradigma que tem fundamentado ainda poucas produções nestes últimos meses relacionadas diretamente a temática abordada. Entre os estudos encontrados percebe-se a relevância destes espaços como promotores de transformações necessárias a educação do futuro construídas no presente.