EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO AMAZONAS
políticas de socioeducação e desafios tecnológicos em tempos pandêmicos
Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência sobre os resultados alcançados em duas atividades curriculares de extensão realizadas simultaneamente no formato remoto (online) durante o período pandêmico, na cidade Manaus, no Estado do Amazonas. As propostas buscaram aproximar os acadêmicos de graduação com os profissionais que trabalham na área social, articulando o processo de educação em espaços diferenciados de atendimento à criança e ao adolescente, de maneira a estreitar relações com a comunidade. Ademais, o projeto contribuiu para diminuir, junto aos acadêmicos, o estigma relacionado a crianças e adolescentes institucionalizados; e promoveu um espaço de aprendizagem utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com atividades síncronas e assíncronas. O artigo apresenta como resultado a experiência de mais de 900 participações em 21 Telas de Diálogos. Nesse aspecto, foram fundamentais como ferramentas mediadoras no Ensino Remoto Emergencial a plataforma GSuite com seus diversos recursos, o Canva e o WhatsApp.