Escolarização de um aluno com deficiência intelectual

percepções dos professores e familiares

Autores

Resumo

A perspectiva da educação inclusiva tecida no modus operandi da modernidade neoliberal ao provocar uniformidades discursivas também provoca "rachaduras" na práxis educativa, conjunto de saberes e ações  que reafirma o lugar social da escola, da comunidade escolar.  Assim, o processo de inclusão escolar do aluno com deficiência não pode ser problematizado sob uma perspectiva unívoca, mas sim sob uma multiplicidade de perspectivas tecidas a partir de diversos movimentos. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar como as percepções de professores e familiares vem interferindo no processo de escolarização de um aluno com deficiência intelectual matriculado no 1o ano do ensino fundamental de uma escola municipal de ensino. Foram realizadas entrevistas e observações da prática pedagógica em sala de aula regular. Os resultados sinalizaram que existem percepções equivocadas acerca do estudante com deficiência intelectual, o que pode impactar no seu processo de escolarização e aprendizagem. 

Biografia do Autor

  • Ariana Santana da Silva, UFPE

    Mestre em Educação pela UFPE  e professora da Rede Municipal de Paulista-PE.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Escolarização de um aluno com deficiência intelectual: percepções dos professores e familiares. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022013(1-20). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13100