UMA ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA A PARTIR DE DOIS EPISÓDIOS DA ANIMAÇÃO RICK E MORTY (2013)

Autores

  • Lorrane Stefany De Araujo Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo propõe apresentar algumas reflexões sobre a importância da Semântica e Pragmática e
dos Estudos Culturais sobre os discursos midiáticos, tendo como locus de análise a animação Rick e Morty
(2013). Foram utilizados o ep. 01 - “Piloto” da 1ª temporada, e o ep. 06 - “Bateria Esgotada” da 2ª
temporada. Para uma leitura crítica acerca desses campos de análises, foram utilizados os estudos linguísticos
do teórico Saussure (1973) com a perspectiva da arbitrariedade do signo. Para uma análise do trecho da
animação há outros teóricos que compõe a pesquisa, como Umberto Eco (2003) e Moura (2006) para uma
análise geral dos meios midiáticos. Além disso, no campo dos Estudos Culturais, temos os teóricos Richard
Williams, E. Thompson (1963) e Culler (1999), que nos ajudam a pensar sobre os meios midiáticos na forma
da circulação e produção da Cultura. Dessa maneira, foi levantada a hipótese após a conclusão da análise
envolvida nesse artigo de que a perspectiva Semântica, Pragmática e os Estudos Culturais possibilitam
entender os processos que envolvem a produção discursiva das animações televisivas/midiáticas. Assim,
conclui-se que essas produções são carregadas de contexto cultural, críticas sociais e construções linguísticas
e quando acessadas podemos descobrir um novo universo intelectual, que nos faz refletir sobre nós e a
sociedade.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

UMA ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA A PARTIR DE DOIS EPISÓDIOS DA ANIMAÇÃO RICK E MORTY (2013). (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022012(1-20). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13098