O DIFÍCIL RETORNO
DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS E ADULTOS NA RETOMADA DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL
Resumo
Objetivos a) analisar as principais dificuldades de jovens e adultos no retorno à escola pública e b) averiguar quais as principais perspectivas que nutrem os jovens e adultos no retorno à educação formal. Método: Trata-se de pesquisa de cunho qualitativa e teve como campo amostral estudo empírico realizado em uma turma de 01(uma) escola da rede pública estadual do município de Belém. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários semiabertos e um roteiro de entrevista narrativa realizada com 12 (doze) alunos A análise de dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo. Resultados: Percebeu-se que os jovens e adultos, ainda que apresentando muitas dificuldades no retorno à escola, alimentam sonhos e esperanças que motivam a permanência nos bancos escolares. Discussão: Ainda que saibamos que o contexto social impõe limitações a atuação política-pedagógica da escola, dialeticamente é possível apostar numa pedagogia de sonhos e esperanças que possam dar sentido, significado e substância as perspectivas daqueles que retomam seus processos de escolarização formal. Trata-se de uma aposta dialética difícil, sobretudo em um cenário em que a hegemonia dos preceitos neoliberais dominam o cenário político mundial e orientam a elaboração, execução e racionalidade de determinadas políticas públicas voltadas especificamente à educação.