O DIFÍCIL RETORNO

DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS E ADULTOS NA RETOMADA DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL

Autores

Resumo

Objetivos a) analisar as principais dificuldades de jovens e adultos no retorno à escola pública e b) averiguar quais as principais perspectivas que nutrem os jovens e adultos no retorno à educação formal. Método: Trata-se de pesquisa de cunho qualitativa e teve como campo amostral estudo empírico realizado em uma turma de 01(uma) escola da rede pública estadual do município de Belém. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários semiabertos e um roteiro de entrevista narrativa realizada com 12 (doze) alunos A análise de dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo. Resultados: Percebeu-se que os jovens e adultos, ainda que apresentando muitas dificuldades no retorno à escola, alimentam sonhos e esperanças que motivam a permanência nos bancos escolares. Discussão: Ainda que saibamos que o contexto social impõe limitações a atuação política-pedagógica da escola, dialeticamente é possível apostar numa pedagogia de sonhos e esperanças que possam dar sentido, significado e substância as perspectivas daqueles que retomam seus processos de escolarização formal. Trata-se de uma aposta dialética difícil, sobretudo em um cenário em que a hegemonia dos preceitos neoliberais dominam o cenário político mundial e orientam a elaboração, execução e racionalidade de determinadas políticas públicas voltadas especificamente à educação.

Biografia do Autor

  • Raimundo Sérgio de Farias Júnior, Universidade do Estado do Pará

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Mestre em Educação pela UFPA (2007), Doutor em Educação pela UFPA (2014) e Pós-Doutorado pela PUC/SP. Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Grupo de Pesquisa LELIT/CNPQ (Linguística, Educação e Literatura), atuando nos cursos de graduação e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UEPA), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e filosofia da educação, fundamentos da educação, didática, Escola de Frankfurt, Adorno, educação e esclarecimento, políticas públicas educacionais, estudos de comunidades, populações de baixa renda, trabalho docente e ensino superior, trabalho docente, saúde e adoecimento, educação infantil, fracasso escolar, memórias, ecossocialismo, socioambientalismo e educação ambiental, currículo e formação de professores, séries iniciais do ensino fundamental, estágio supervisionado. Desde de 2019 coordena o Curso de especialização "Teorias e metodologias na educação básica" em Moju e Parauapebas. 

  • Talita Rodrigues de Sá, Universidade do Estado do Pará

    Cursando Doutorado em Educação- UEPA; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013); Especialização em Estudos linguísticos e Análise Literária (2009); Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade da Amazônia (2007), graduação em Letras - Inglês pela Universidade da Amazônia (2012). Atualmente é docente Assistente III - Universidade do Estado do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; sociolinguística, semiótica e diversidade linguística. Desenvolve projeto de Pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) no Município de Vigia de Nazaré 

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

O DIFÍCIL RETORNO: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS E ADULTOS NA RETOMADA DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022011(1-25). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13037