O DIFÍCIL RETORNO

DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS E ADULTOS NA RETOMADA DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL

Autores

Resumo

Objetivos a) analisar as principais dificuldades de jovens e adultos no retorno à escola pública e b) averiguar quais as principais perspectivas que nutrem os jovens e adultos no retorno à educação formal. Método: Trata-se de pesquisa de cunho qualitativa e teve como campo amostral estudo empírico realizado em uma turma de 01(uma) escola da rede pública estadual do município de Belém. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários semiabertos e um roteiro de entrevista narrativa realizada com 12 (doze) alunos A análise de dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo. Resultados: Percebeu-se que os jovens e adultos, ainda que apresentando muitas dificuldades no retorno à escola, alimentam sonhos e esperanças que motivam a permanência nos bancos escolares. Discussão: Ainda que saibamos que o contexto social impõe limitações a atuação política-pedagógica da escola, dialeticamente é possível apostar numa pedagogia de sonhos e esperanças que possam dar sentido, significado e substância as perspectivas daqueles que retomam seus processos de escolarização formal. Trata-se de uma aposta dialética difícil, sobretudo em um cenário em que a hegemonia dos preceitos neoliberais dominam o cenário político mundial e orientam a elaboração, execução e racionalidade de determinadas políticas públicas voltadas especificamente à educação.

Biografia do Autor

  • Raimundo Sérgio de Farias Júnior, , , Universidade do Estado do Pará

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Mestre em Educação pela UFPA (2007), Doutor em Educação pela UFPA (2014) e Pós-Doutorado pela PUC/SP. Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Grupo de Pesquisa LELIT/CNPQ (Linguística, Educação e Literatura), atuando nos cursos de graduação e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UEPA), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e filosofia da educação, fundamentos da educação, didática, Escola de Frankfurt, Adorno, educação e esclarecimento, políticas públicas educacionais, estudos de comunidades, populações de baixa renda, trabalho docente e ensino superior, trabalho docente, saúde e adoecimento, educação infantil, fracasso escolar, memórias, ecossocialismo, socioambientalismo e educação ambiental, currículo e formação de professores, séries iniciais do ensino fundamental, estágio supervisionado. Desde de 2019 coordena o Curso de especialização "Teorias e metodologias na educação básica" em Moju e Parauapebas. 

  • Talita Rodrigues de Sá, , , Universidade do Estado do Pará

    Cursando Doutorado em Educação- UEPA; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013); Especialização em Estudos linguísticos e Análise Literária (2009); Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade da Amazônia (2007), graduação em Letras - Inglês pela Universidade da Amazônia (2012). Atualmente é docente Assistente III - Universidade do Estado do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; sociolinguística, semiótica e diversidade linguística. Desenvolve projeto de Pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) no Município de Vigia de Nazaré 

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

O DIFÍCIL RETORNO: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS E ADULTOS NA RETOMADA DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022011(1-25). https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/13037