CONCEPÇÕES DE ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS COTIDIANOS E CIENTÍFICOS EM ARTIGOS (1997-2017) DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Resumo

Este estudo objetiva analisar as concepções de escola e as relações entre conceitos
cotidianos e científicos em artigos do Ensino de Química na Educação de Jovens e
Adultos publicados nos vinte primeiros anos de institucionalização da modalidade.
Empregou-se a pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. A matriz
analítica considerou a Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e a
compreensão de EJA como direito. Os trabalhos apresentam foco em acepções
imediatistas de escola, que a entendem majoritariamente como espaço ou campo de
formação técnica para a contemporaneidade. O exame da relação entre conceitos
cotidianos e científicos indica a predominância do foco nos primeiros. As pesquisas
tomam os conhecimentos cotidianos como ponto de partida e de chegada dos
processos de escolarização, o que evidencia um trato didático-pedagógico
espontaneísta. O contexto geral de análise das produções aponta para o pragmatismo
utilitarista como elemento de permanência. Defende-se que a produção científica do
Ensino de Química na EJA assuma os conceitos científicos como conteúdo da Educação
Escolar em vínculo dialético com os cotidianos, de modo que se promova a ampliação
das relações com a realidade e as possibilidades de desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

  • BRUNO CESAR DOS REIS RODRIGUES, Universidade Federal de Goiás

    Licenciado em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás, Especialista em Docência no ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás, Discente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

CONCEPÇÕES DE ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS COTIDIANOS E CIENTÍFICOS EM ARTIGOS (1997-2017) DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022009(1-22). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12788