CONCEPÇÕES DE ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS COTIDIANOS E CIENTÍFICOS EM ARTIGOS (1997-2017) DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este estudo objetiva analisar as concepções de escola e as relações entre conceitos
cotidianos e científicos em artigos do Ensino de Química na Educação de Jovens e
Adultos publicados nos vinte primeiros anos de institucionalização da modalidade.
Empregou-se a pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. A matriz
analítica considerou a Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e a
compreensão de EJA como direito. Os trabalhos apresentam foco em acepções
imediatistas de escola, que a entendem majoritariamente como espaço ou campo de
formação técnica para a contemporaneidade. O exame da relação entre conceitos
cotidianos e científicos indica a predominância do foco nos primeiros. As pesquisas
tomam os conhecimentos cotidianos como ponto de partida e de chegada dos
processos de escolarização, o que evidencia um trato didático-pedagógico
espontaneísta. O contexto geral de análise das produções aponta para o pragmatismo
utilitarista como elemento de permanência. Defende-se que a produção científica do
Ensino de Química na EJA assuma os conceitos científicos como conteúdo da Educação
Escolar em vínculo dialético com os cotidianos, de modo que se promova a ampliação
das relações com a realidade e as possibilidades de desenvolvimento humano.