UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre os fundamentos da obra Didática Magna, de Comenius ([1649] 2011), para a construção de uma política de educação inclusiva que vise ao desenvolvimento social do homem. É também objetivo deste texto abordar dificuldades encontradas na sociedade contemporânea brasileira para colocar em prática a proposta de educação comeniana, em especial, de pessoas com deficiência. Para tanto, buscamos apoio teórico em Kulesza (1992); Gasparin (1994; 1997; 2015); Comenius (1999; 2011); Covello (1999); Mantoan (2003); Skliar (2006); Pinto e Cândido (2020) e Garcia; Kuhnen (2020), entre outros.

Biografia do Autor

  • Glaucia Vieira Cândido, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Professora Orientadora  – UnU/CSEH/UEG; Doutora em Lingüística pela UNICAMP; pesquisadora do Grupo de Investigação Científica de Línguas Indígenas – GICLI
  • Daiane Alves de VASCONCELOS, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professor - Secretaria da Educação de Goiás. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdiciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT). 

  • Jessica Hilário PINTO, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Pedagogia (2014) e pós-graduada em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (2017) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas. Especialista em Gestão Escolar, com Ênfase em Coordenação Pedagógica (FABEC, 2015). Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino da cidade de Damolândia-GO. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022007(1-17). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12717