UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre os fundamentos da obra Didática Magna, de Comenius ([1649] 2011), para a construção de uma política de educação inclusiva que vise ao desenvolvimento social do homem. É também objetivo deste texto abordar dificuldades encontradas na sociedade contemporânea brasileira para colocar em prática a proposta de educação comeniana, em especial, de pessoas com deficiência. Para tanto, buscamos apoio teórico em Kulesza (1992); Gasparin (1994; 1997; 2015); Comenius (1999; 2011); Covello (1999); Mantoan (2003); Skliar (2006); Pinto e Cândido (2020) e Garcia; Kuhnen (2020), entre outros.
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2023-01-31
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Artigos
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UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022007(1-17). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12717