APONTAMENTOS SOBRE ESCOLA E SOCIEDADE

Autores

  • Jeová Braga dos Santos SEE-GO

Resumo

Nascido das discussões no curso de mestrado este texto fala sobre a origem e a função da escola em sua origem e nos dias atuais. Procura-se evidenciar que a escola não acompanhou a evolução da sociedade, se afastando daquilo que ela busca nas pessoas atualmente. Partindo do surgimento da escola na época moderna e as transformações que sofreu durante o desenvolvimento da sociedade, para tanto vamos passear por autores que abordaram a escola em diversos momentos, como Foucault no inicio da modernidade, com Althusser no auge do capitalismo industrial, com Freud dando uma base para a compreensão da cultura de massa que se impõe nestes períodos e terminando com Illich e sua fala sobre a inadequação das escolas para promover o fenômeno da educação. Tem-se como ponto de partida desta discussão de que a sociedade é uma construção humana, e que se altera com o tempo, em Foucault temos a estrutura formada para separar, vigiar e domesticar o ser humano, em Althsser, temos a função de reproduzir os meios de produção, em Freud temos os elementos psicológicos que unem estes elementos e em Illich temos a critica do que a escola se tornou como o centro que detém e controla o fenômeno da educação e, portanto o limita, não sendo capaz de produzi-la com os alunos da atualidade. A necessidade de se colocar o aluno diretamente em contato com as experiências que geram o fenômeno educativo foi apontado pelas discussões como elemento fundamental para se reverter o quadro em que se encontra a educação em nossos dias.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

APONTAMENTOS SOBRE ESCOLA E SOCIEDADE. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022001(1-22). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12205