A representação feminina no relato de Saint-Hilaire sobre Jaraguá-GO

Autores

  • Lúcia Gonçalves de Freitas Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Gabrielle Ribeiro de Oliveira UEG-Jaraguá

Resumo

Este trabalho foca a representação de mulheres no relato de viajem do naturalista francês Auguste François César Prouvençal de Saint-Hilaire, na obra “Viagem às Nascentes do Rio São Francisco e pela Província de Goyas”, em sua passagem por Jaraguá-GO, no século XIX. Com base nas noções de discurso (FAIRCLOUGH, 2001); gênero de discurso (BAKHTIN, 2003) e colonialidade de gênero (LUGONES, 2014), discute-se a forma como foi registrada uma das primeiras representações escritas sobre as mulheres desse município goiano.

Biografia do Autor

  • Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Lucia Gonçalves de Freitas é doutorada em Lingüística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior (PDEE), pela CAPEs, tendo sido pesquisadora visitante por quatro meses no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora da Universidade Estaual de Goiás (UEG), professora colaboradora do Mestrado Interdisciplinar Educação, Linguagem e Tecnologia da mesma instituição e Coordenadora de Pesquisa da UEG-Jaraguá, onde lidera o Grupo de Estudos de Jaraguá. Atua na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso e Semiótica Social., Gênero e Feminismos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: análise de discurso crítica, violência de gênero, discurso do judiciário e feminismos.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

A representação feminina no relato de Saint-Hilaire sobre Jaraguá-GO. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 12(Fluxo Cont), e2022006(1-12). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12047