Escolas do Campo e a Formação Continuada de Professores de Ciências

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Resumo

Este texto trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado, e aborda sobre a formação continuada em escolas do campo. Objetiva analisar as contribuições da formação continuada para os professores de Ciências que atuam em escolas do campo. O estudo foi realizado em duas escolas do município de Mirassol D’Oeste-MT; os sujeitos foram quatro professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, e como instrumentos a análise documental e a entrevista. A pesquisa aponta que: os professores ressentem-se da falta de uma formação continuada voltada às especificidades do ensino de Ciências em escolas do campo; na escola onde há maior aprofundamento sobre a concepção de educação do campo, há também, maior compreensão sobre as potencialidades do componente curricular de Ciências no estudo da realidade do campo, bem como da necessidade de se promover uma prática pedagógica que articule ciência e vida no campo.

Palavras-chave: Formação Continuada, Escolas do Campo, Ciências, Professores.

Biografia do Autor

  • Valdenir de Souza Coutinho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestre em educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).Professor da Escola Estadual João de Campos Widal. Mirassol D’Oeste, Mato Grosso

  • Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docentedo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

Escolas do Campo e a Formação Continuada de Professores de Ciências. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 11(2), 81-97. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11986