AS AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA INDISCIPLINA

Autores

Resumo

Este estudo objetivou analisar as percepções dos professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as suas necessidades formativas diante da indisciplina dos alunos. A pesquisa foi pesquisa qualitativa descritiva sob a forma de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que as necessidades formativas manifestadas pelos professores de EF da EB estudados, diante da indisciplina dos alunos, mostraram um problema crucial, o despreparo docente para enfrentar a indisciplina dos alunos nas aulas de EF da EB.

 

Palavras-chave: Educação Física. Necessidades Formativas. Indisciplina.

Biografia do Autor

  • Hugo Norberto Krug, RS, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) ambos da UFSM.

  • Rodrigo de Rosso Krug, RS, Universidade de Cruz Alta

    Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciênciasdo Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UNICRUZ.

  • Marilia de Rosso Krug, RS, Universidade de Cruz Alta

    Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida eSaúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNICRUZ.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

AS AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA INDISCIPLINA. (2023). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 11(2), 63-80. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11633