EDUCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL:

um percurso histórico em defesa dos direitos da criança

Autores

  • Joel Cezar Bonin Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Madalena Pereira da Silva Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Lucia Ceccato de Lima Universidade do Planalto Catarinense
  • Alexsandra Massaneiro Fernandes Universidade do Planalto Catarinense
  • Lucimara Medeiros Fucks Camargo Mendes Universidade do Planalto Catarinense

Resumo

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre a construção histórica da educação infantil, tal como as transformações na legislação brasileira para garantir que crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade pudessem ter seus direitos educacionais garantidos. A falta de acesso à educação formal durante muito tempo foi um grande empecilho para o desenvolvimento integral de crianças. Outrossim, por muito tempo, a criança foi compreendida como um “pequeno adulto”, sendo sempre demovida a incorporar as práticas e atitudes de pessoas adultas. Por outro lado, um longo esforço que culminou, essencialmente no Brasil, apenas no fim do século passado, na elaboração de documentos legais e políticas públicas, redirecionou o olhar para uma educação integral capaz de proteger e compreender a criança como “pessoa em fase de desenvolvimento” e como “sujeito de direitos”. Assim, o texto aqui apresentado versa sobre os elementos e fatos históricos que determinaram um olhar equivocado sobre esta fase tão importante da vida humana; demonstra as transformações sobre a compreensão acerca do “ser criança”; apresenta os documentos nacionais mais importantes em defesa da criança e, por fim, o atual papel da família na formação da identidade infantil.

Biografia do Autor

  • Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

    Doutor em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Professor no Mestrado em Educação Básica e no Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade -Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

  • Madalena Pereira da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora no Mestrado em Educação na UNIPLAC e no Mestrado em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

  • Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

    Doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade - Universidade Autonoma de Madrid Professora no Mestrado em Educação e Ambiente e Saúde - Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

  • Alexsandra Massaneiro Fernandes, Universidade do Planalto Catarinense

    Mestre em Educação - Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

  • Lucimara Medeiros Fucks Camargo Mendes, Universidade do Planalto Catarinense

    Mestre em Educação - Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

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Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL:: um percurso histórico em defesa dos direitos da criança. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(2), 234-256. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11510