REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM UMA UNIDADE PRISIONAL NO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões sobre a educação em prisões a partir da pesquisa de campo desenvolvida no âmbito da unidade prisional de São Cristóvão do Sul, utiliza como materialidade entrevistas com professores, observação participante, pesquisa documental, registros fotográficos e escritos em diário de campo. Enfatiza a reflexão sobre o tema da educação em prisões salientando a necessidade de políticas públicas que se concretizem e contemplem a educação como direito humano, envolvendo o preso como protagonista e permitindo a ele o resgate de valores, conhecimentos e aprendizagens que visem agregar na re(construção) de seu retorno social.

Biografia do Autor

  • Vanessa Aparecida Rodrigues, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

  • Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

    Doutor. Docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM UMA UNIDADE PRISIONAL NO MEIO OESTE CATARINENSE. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(2), 206-233. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11508