REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM UMA UNIDADE PRISIONAL NO MEIO OESTE CATARINENSE

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões sobre a educação em prisões a partir da pesquisa de campo desenvolvida no âmbito da unidade prisional de São Cristóvão do Sul, utiliza como materialidade entrevistas com professores, observação participante, pesquisa documental, registros fotográficos e escritos em diário de campo. Enfatiza a reflexão sobre o tema da educação em prisões salientando a necessidade de políticas públicas que se concretizem e contemplem a educação como direito humano, envolvendo o preso como protagonista e permitindo a ele o resgate de valores, conhecimentos e aprendizagens que visem agregar na re(construção) de seu retorno social.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Rodrigues, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor. Docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Publicado
2020-09-10
Seção
Artigos