INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR?
ênfases conceituais em pesquisas de mestrados profissionais
Resumo
As escolas e os profissionais que nelas atuam têm como um dos atuais desafios oportunizar possibilidades de desenvolvimento a todos os estudantes, independentemente das condições que estes apresentem. Essa demanda vem sendo estimulada a partir de dois eventos internacionais que marcaram a capilarização das discussões acerca das políticas públicas inclusivas e de conceitos implicados em sua dinamização. Considerando a relevância desse processo, o objetivo deste estudo é analisar como as pesquisas vinculadas a programas de mestrado profissional, defendidas nos anos de 2018 ou 2019, têm se posicionado diante dos conceitos integração e inclusão e as especificidades apresentadas em seus resultados. Com base em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, utilizaram-se filtros para selecionar dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados indicam que os oito estudos selecionados priorizaram a utilização do termo inclusão nos capítulos respectivos à fundamentação teórica, mapeado 1740 vezes, enquanto o termo integração situou-se 81 vezes. Em relação aos termos de frequência mais elevada mapeados nos resultados das dissertações analisadas, observa-se a existência de uma série de especificidades que precisam ser consideradas no processo de inclusão, sugerindo que este não se faz sem formação, pesquisa, investimento na infraestrutura e valorização da pessoa em sua individualidade e das pessoas em sua coletividade.