VENGO A PROPONERLES UM SUEÑO – NÉSTOR KIRCHNER, a reconfiguração do Estado argentino e as políticas sociais no início do século XXIVENGO A PROPONERLES UM SUEÑO – NÉSTOR KIRCHNER,

a reconfiguração do Estado argentino e as políticas sociais no início do séc. XXI

Autores

  • Carolina Osores Facultad de Humanidad y Ciencias Sociales – FHyCS, Argentina
  • Reynaldo Zorzi Neto Instituto Federal de Goiás – IFG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação superior durante o período em que Néstor Kirchner foi presidente da Argentina. Buscando entender o contexto e o sentido das políticas públicas desenvolvidas na área, afirmamos que, se de um lado, houve uma ruptura do neoliberal praticado na década de 90 naquele país (governo Menem) esta ruptura não foi total, na medida em que se observou, por outro lado, uma lentidão do governo em promover reformas e fortalecer a educação privada, assim como um lentidão em transformar as políticas, em função dos inúmeros interesses e grupos que se alojaram no governo e no Ministério da Educação, com pontos de vista e interesses diferentes e conflitantes sobre a educação superior e o papel que o Estado deveria desempenhar neste setor da educação.

Biografia do Autor

  • Carolina Osores, Facultad de Humanidad y Ciencias Sociales – FHyCS, Argentina

    Docente de Facultad de Humanidad y Ciencias Sociales – FHyCS. Doctoranda em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Jujuy - UNJu

  • Reynaldo Zorzi Neto, Instituto Federal de Goiás – IFG

    Professor do Instituto Federal de Goiás – IFG. Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás – UFG. e Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Jujuy – UNJ

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Publicado

2020-03-11

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Artigos

Como Citar

VENGO A PROPONERLES UM SUEÑO – NÉSTOR KIRCHNER, a reconfiguração do Estado argentino e as políticas sociais no início do século XXIVENGO A PROPONERLES UM SUEÑO – NÉSTOR KIRCHNER,: a reconfiguração do Estado argentino e as políticas sociais no início do séc. XXI. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(2), 172-196. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11421