A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

reflexões sobre a formação profissional

Autores

Resumo

A criação do programa implantação de Salas de Recursos
Multifuncionais surge com objetivo de apoiar a organização e a oferta
do Atendimento Educacional Especializado- AEE, onde são
disponibilizados espaços nas escolas públicas de ensino regular. O
presente estudo faz uma revisão integrativa que analisou artigos
nacionais do período de 2007 a 2017. Dessa forma, analisarmos como
se dar a formação dos docentes que estão atuando em Sala de Recursos
Multifuncionais-SRM. Após a busca nas bases de dados: Scientific
Eletronic Library (Scielo) e Portal de Periódicos (CAPES /MEC), com
as palavras-chave: Formação docente, Sala de Recursos
Multifuncionais e Inclusão escolar, 09 artigos foram encontrados. Os
resultados e discussão foram apresentados em um quadro nas
seguintes categorias: 1) políticas de educação especial e formação
docente. 2) lacunas na formação inicial docente frente ao público
atendido nas SRM1. 3) estratégias de ensino e aprendizagem. 4)
conhecimento dos professores. Assim, o estudo procurou desvelar os
pontos que interferem no trabalho docente em SRM, bem como, a
formação inicial recebida para se trabalhar nesse ambiente. Foi
constatado, o despreparo com o conhecimento necessário para o
trabalho, levando aos docentes a adoção de estratégias e formação
continuada. Mediante as dificuldades encontradas nesse contexto, foi
evidenciada a importância de uma formação sólida para realização de
um trabalho condigno com os princípios da Educação Especial

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Publicado

2020-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: reflexões sobre a formação profissional. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(1), 8-24. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11394