EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
INTENSIFICAÇÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este artigo apresenta uma problematização acerca da inserção de tecnologias na educação, em especial no contexto da pandemia COVID-19 com a adoção do regime emergencial de aulas não presenciais, sobre o qual afirmamos a intensificação do processo de inclusão excludente. Ao considerarmos diferentes dimensões dos processos educativos, discutimos, também, as possibilidades de sua inserção na pesquisa e na extensão, buscando compreender as contribuições das tecnologias no desenvolvimento dessas ações. Na crise do capital em curso, com desdobramentos em âmbitos diversos, entre eles o educacional, observamos que as tecnologias têm servido ao processo de aligeiramento e virtualização do ensino, com precarização do trabalho docente e ênfase no instrumentalismo. Em que pese as condições objetivas de desigualdades sociais em nossa sociedade, afirmamos a teoria crítica da tecnologia como um possível aporte teórico para a compreensão das relações entre as tecnologias e a Educação e como alternativa para pautar as ações humanas em perspectivas críticas.