EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

INTENSIFICAÇÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma problematização acerca da inserção de tecnologias na educação, em especial no contexto da pandemia COVID-19 com a adoção do regime emergencial de aulas não presenciais, sobre o qual afirmamos a intensificação do processo de inclusão excludente. Ao considerarmos diferentes dimensões dos processos educativos, discutimos, também, as possibilidades de sua inserção na pesquisa e na extensão, buscando compreender as contribuições das tecnologias no desenvolvimento dessas ações. Na crise do capital em curso, com desdobramentos em âmbitos diversos, entre eles o educacional, observamos que as tecnologias têm servido ao processo de aligeiramento e virtualização do ensino, com precarização do trabalho docente e ênfase no instrumentalismo. Em que pese as condições objetivas de desigualdades sociais em nossa sociedade, afirmamos a teoria crítica da tecnologia como um possível aporte teórico para a compreensão das relações entre as tecnologias e a Educação e como alternativa para pautar as ações humanas em perspectivas críticas.

Biografia do Autor

  • Natalia Carvalhaes de Oliveira, Dra., Instituto Federal Goiano

    É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestre em Microbiologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) no Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. É membro dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e EducAção. Tem interesse em temas de pesquisa sobre as relações entre ciência, tecnologia, educação e ensino de Ciências da Natureza.

  • Cláudia Helena dos Santos Araújo, Dra., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Anápolis

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Pós-doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás/UEG (2001) e especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela mesma universidade (2005). É mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás/PUC-Goiás (2008). É associada, desde 2007, à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Atua como parecerista do comitê científico da Revista Principia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e da Revista Retratos da Educação da Escola de Formação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Profissionalmente, é Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Dedicação Exclusiva - e Pesquisadora. Atua como membro do Colegiado Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Goiás. Integrante de pesquisa financiada pelo CNPq Edital Universal 2016. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Educação e Tecnologia, Aprendizagem Escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Docência e Estágio Supervisionado, Educação Básica e Superior, Educação a Distância, Didática e Formação de Professores. Membro do Núcleo Docente Estruturante (Licenciatura em Química) - IFG Anápolis. Membro do Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Membro do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA). 

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Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: INTENSIFICAÇÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(2), 136-153. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11242