INOVAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAS INOVADORAS:

DISCUTINDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Autores

  • Christiane Guimarães de Araújo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Flavinês Rebolo Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

Este artigo discute os conceitos de inovação educacional e algumas das práticas que caracterizam escolas inovadoras a partir de um levantamento dos estudos sobre essas temáticas, publicados entre 2000 e 2017. A pesquisa utilizou como procedimento metodológico a revisão sistemática de literatura. A partir do mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES, foram localizados 156 trabalhos com as palavras-chave inovação educacional e escolas inovadoras. As análises realizadas apontam que ainda há falta de consenso sobre o conceito de inovação na área da Educação e, também, muitas possibilidades de práticas, relacionadas ao currículo, às metodologias, entre outras, apontadas pelos autores como sendo características de uma escola inovadora. São descritas algumas das práticas inovadoras apresentadas nos estudos analisados e propõe-se, ao final, uma possível definição para inovação educacional, como sendoaquela que promove uma ruptura da forma tradicional de ensinar e aprender, que compreende o conhecimento por uma perspectiva epistemológica que problematiza os procedimentos educativos e prioriza a criatividade, a autonomia, valores (como respeito, autoestima, valorização do outro) e a mediação do professor com vistas a aprendizagens significativas.

Biografia do Autor

  • Christiane Guimarães de Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes