CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.9278Resumo
Esta pesquisa tem como tema as possíveis crenças (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2001, 2004) que envolvem o processo de ingresso educacional do primeiro aluno surdo no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Anápolis-GO. A justificativa se baseia na necessidade de se discutir a formação de um engenheiro surdo, tendo em vista que é um fato inédito na instituição e acredita-se que as crenças do corpo docente podem influenciar neste processo. Destaca-se a relevância do tema devido à escassez de pesquisas na área de Linguística Aplicada que analisem crenças de professores de surdos. O objetivo geral é identificar e analisar possíveis crenças dos docentes, classificando-as em nucleares e/ou periféricas. Utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa realizada a partir de pesquisas bibliográficas, elaboração, aplicação e análise de questionário. Dentre os 33 professores contatados, 13 se dispuseram a responder o questionário, que foi enviado via correio eletrônico. As referências utilizadas foram Pajares (1992), Barcelos (2004, 2006), Silva (2007), dentre outros autores que discutem a temática. Os resultados apontaram três possíveis crenças periféricas e três nucleares deste grupo de docentes, e, ainda, compreende-se que estas podem influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. Ressalta-se, também, a necessidade de desenvolvimento de pesquisas nessa área a fim de possibilitar novas discussões que proporcionem aprendizagem e possíveis mudanças de crenças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.