REFLEXÕES ACERCA DOS TRAÇOS ESTRUTURALISTAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - REFLECTIONS ABOUT THE STRUCTURALIST TRACES IN THE FOREIGN LANGUAGES TEACHING

Autores

  • Cristiane Manzan Perine Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Estruturalismo. Ensino. Línguas estrangeiras - Keywords, Structuralism. Teaching. Foreign languages

Resumo

Resumo: A noção de Estruturalismo quando relacionada ao ensino e
aprendizagem de línguas estrangeiras oferece dificuldades em sua
delimitação tendo em vista que toca em uma temática muito comentada entre
professores, formadores de professores e pesquisadores envolvidos nos
estudos de línguas estrangeiras. Parece senso comum afirmar que há traços
estruturalistas no ensino de línguas estrangeiras no Brasil, no entanto, fica
ainda a questão: quais são estes traços e de que forma estes influenciaram ou
influenciam tal processo? Efetuamos o estudo da teoria formalista de
Bloomfield, e traçamos as noções que permeiam o behaviorismo, cujo
principal teórico é Skinner. Dentre os diversos métodos que constituem a
trajetória do ensino de línguas no país, com um viés de abordagem
estruturalista, recortamos o método Audiolingual como foco neste estudo.
Assim, este artigo se propõe a uma breve reflexão sobre como o
estruturalismo permeou o ensino de línguas no Brasil, seja no que concerne à
metodologia de ensino, à confecção de material didático e mesmo à
formação de professores. Além disso, buscaremos indícios de como tais
traços ainda podem ser observados. Trazemos, então, algumas reflexões de
forma a clarear a noção de que o ensino tem traços estruturalistas de modo
que os professores possam estar cientes deles.


Palavras-chave: Estruturalismo. Ensino. Línguas estrangeiras


Abstract: The notion of the Structuralism when related to the teaching and
learning of foreign languages offers difficulties in its delimitation, having in
perspective that it approaches a very commented theme among teachers,
teacher students and researchers involved in the study of foreign languages.
It seems common sense to claim that there are structuralist traces in the
teaching of foreign languages in Brazil, however, it remains a question: what
are these traces and how have they influenced this process? We made a study
of Bloomfield’s formalist theory, and delineated the ideas that permeate the
behaviorism, whose main theorist is Skinner. Among the several methods
that constitute the track of teaching languages in the country, in an
structuralist approach, we chose the Audiolingual method as the focus of this
paper. Thus, this article comes up with a brief reflection about the way the
Structuralism permeates the teaching of languages in Brazil, such as in the
aspects of methodology, in the design of classroom materials and in the
teacher’s formation. Besides we are looked for evidences of how these traces
can still be observed. We bring here some reflections in order to clarify the notion that the teaching has structuralist traces so that teachers can be
conscious about them.


Keywords: Structuralism. Teaching. Foreign languages

Biografia do Autor

  • Cristiane Manzan Perine, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.
    Graduada em Letras pelo Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU).

Downloads

Edição

Seção

Tema livre