IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇAO DOCENTE - EVALUATION PRACTICES IMPLICATIONS IN HIGHER EDUCATION IN TEACHER EDUCATION
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino superior. Formação docente. Práticas pedagógicas. - Keywords, Higher education. Teacher education. Pedagogical practices. Evaluation.Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre
as concepções de avaliação correntes no ensino superior e as possíveis
implicações abordadas para a qualidade da formação dos alunos,
principalmente de licenciaturas. O interesse pela concepção de avaliação no
ensino superior é em virtude de considerá-la uma questão que interfere de
forma crucial no aspecto formativo dos alunos. Práticas pedagógicas e
avaliativas inovadoras já se encontram em curso no cenário do ensino
superior, no entanto, o que ainda prevalece são concepções e processos
conservadores. Uma das implicações constatada reside no fato de que,
geralmente, os futuros professores passam a repetir as mesmas práticas que
vivenciaram como alunos. A representação que levam dos seus cursos de
formação em relação à concepção de avaliação é outra marca forte e de
difícil desconstrução na vida profissional.
Palavras-chave: Ensino superior. Formação docente. Práticas pedagógicas.
Avaliação.
Abstract: This paper aims to present a review of literature on the current
concepts about evaluation in higher education and discusses its implications
for the quality of the future teachers’ education. The interest for this theme is
due to its importance to students’ education. Evaluative and innovative
pedagogical practices are presented in the scene of higher education,
however, the conservative concepts and processes are prevalent. One of the
implications of this study lies in the fact that future teachers repeat the same
practices they experienced as students. The representation they take from
their courses regarding the evaluation concept is another strong brand and
hard to deconstruct in their professional life.
Keywords: Higher education. Teacher education. Pedagogical practices.
Evaluation.
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