ENSINAR E APRENDER: (RE)SIGNIFICAÇÃO DE HABILIDADES NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - TEACHING AND LEARNING: (RE)MEANING OF SKILLS IN FULL-TIME SCHOOL

Autores

  • Mercês P. Cunha Mendonça Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Iolene Mesquita Lobato Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Silvia Maria Pereira de Sousa Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação docente. Educação integral. Ensino de Matemática. - Keywords, Teacher education. Full-time education. Mathematics teaching.

Resumo

Resumo: Neste artigo, coloca-se em questão os pressupostos básicos para a
formação docente, notadamente, a necessidade de o professor articular novas
habilidades, (re) significar o sentido do ensinar e o aprender, em especial, no
âmbito da educação integral. O intuito dessa pesquisa é verificar os
resultados que o Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada,
ofertado a distância, pela Universidade Federal de Goiás, oportunizou aos
seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula. Assim,
os relatos ao longo desse estudo, foram retirados de dois questionários
(inicial e final) e de atividades desenvolvidas, no ambiente virtual de
aprendizagem-moodle, respondidos pelos discentes da primeira turma do
curso, especificamente, sobre o ensino da matemática. Como parte dos
resultados evidenciou-se que a formação docente, pautada em habilidades e
competências, à luz da teorização contribuirá, de forma significativa, na
prática pedagógica do professor da escola de tempo integral.


Palavras-chave: Formação docente. Educação integral. Ensino de
Matemática.


Abstract: In this article, we call into question the basic assumptions for
teacher training, especially the need for the teacher to articulate new skills,
to (re)define the meaning of teaching and learning, particularly in the context
of full-time education. The aim of this research is to verify the effects that
the Extension Course in Integral and Integrated Education, from the Federal
University of Goiás, offered virtually, had on its students to proceed with
differentiate teaching practices in the classroom. Thus, the reports during
this study were drawn from two questionnaires (initial and final) and
activities developed in the virtual learning environment, known as Moodle,answered by the students of the first class of the course, specifically on the teaching of mathematics. The results showed that the teacher education
based on skills and competencies in the light of theorizing contributes
significantly in the teaching practice of full-time school teacher.


Keywords: Teacher education. Full-time education. Mathematics teaching.

Biografia do Autor

  • Mercês P. Cunha Mendonça, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Agronomia UFG. Professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação CEPAE/UFG.
    Coordenadora Geral do Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada CEPAE/UFG.
  • Iolene Mesquita Lobato, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Antropologia Social UFG. Coordenadora de Tutoria do Curso de Extensão em Educação Integral e
    Integrada CEPAE/UFG.
  • Silvia Maria Pereira de Sousa, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Especialista em Educação Ambiental (PUC- GO) e Metodologia do Ensino Fundamental (UFG). Tutora a
    distância do Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada CEPAE/UFG.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre