ENSINAR E APRENDER: (RE)SIGNIFICAÇÃO DE HABILIDADES NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - TEACHING AND LEARNING: (RE)MEANING OF SKILLS IN FULL-TIME SCHOOL
Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação docente. Educação integral. Ensino de Matemática. - Keywords, Teacher education. Full-time education. Mathematics teaching.Resumo
Resumo: Neste artigo, coloca-se em questão os pressupostos básicos para a
formação docente, notadamente, a necessidade de o professor articular novas
habilidades, (re) significar o sentido do ensinar e o aprender, em especial, no
âmbito da educação integral. O intuito dessa pesquisa é verificar os
resultados que o Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada,
ofertado a distância, pela Universidade Federal de Goiás, oportunizou aos
seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula. Assim,
os relatos ao longo desse estudo, foram retirados de dois questionários
(inicial e final) e de atividades desenvolvidas, no ambiente virtual de
aprendizagem-moodle, respondidos pelos discentes da primeira turma do
curso, especificamente, sobre o ensino da matemática. Como parte dos
resultados evidenciou-se que a formação docente, pautada em habilidades e
competências, à luz da teorização contribuirá, de forma significativa, na
prática pedagógica do professor da escola de tempo integral.
Palavras-chave: Formação docente. Educação integral. Ensino de
Matemática.
Abstract: In this article, we call into question the basic assumptions for
teacher training, especially the need for the teacher to articulate new skills,
to (re)define the meaning of teaching and learning, particularly in the context
of full-time education. The aim of this research is to verify the effects that
the Extension Course in Integral and Integrated Education, from the Federal
University of Goiás, offered virtually, had on its students to proceed with
differentiate teaching practices in the classroom. Thus, the reports during
this study were drawn from two questionnaires (initial and final) and
activities developed in the virtual learning environment, known as Moodle,answered by the students of the first class of the course, specifically on the teaching of mathematics. The results showed that the teacher education
based on skills and competencies in the light of theorizing contributes
significantly in the teaching practice of full-time school teacher.
Keywords: Teacher education. Full-time education. Mathematics teaching.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.