DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: ATUALIDADE DO PENSAMENTO ROUSSEAUNIANO - HUMAN RIGHTS AND EDUCATION IN ROUSSEAU: PRESENTNESS OF ROUSSEAU'S THOUGHT
Palavras-chave:
Palavras-Chave, Direitos Humanos. Educação. Política. Rousseau. - Keywords, Human Rights. Education. Politics. Rousseau.Resumo
Resumo: O conceito atual de direitos humanos abre margem a uma
interação teórica entre o domínio político e educacional. Essa interação
não constitui novidade no âmbito filosófico. Pelo contrário, é recorrente
na história da filosofia. Em Jean-Jacques Rousseau esse fato oportuniza
fecunda reflexão. Seu pensamento político, cuja ideia central é a
garantia da igualdade e da liberdade aos cidadãos, constitui, por isso
mesmo, uma resoluta defesa das bases do que hoje denominamos
direitos humanos. E como seu pensamento pedagógico é ferramenta de
implementação de sua política, os direitos humanos constituem um canal
interativo entre esses campos do saber. Nosso objetivo neste artigo é
apresentar o pensamento político-pedagógico de Rousseau no que diz
respeito a essa interatividade, mostrando assim, a atualidade do
pensamento do filósofo de Genebra.
Palavras-Chave: Direitos Humanos. Educação. Política. Rousseau.
Abstract: The current concept of human rights opens up room for a
theoretical interaction between the political and educational domains.
This interaction is not new in philosophy. On the contrary, it is recurrent
in the history of philosophy. In Jean-Jacques Rousseau that fact
provides fruitful reflection. His political thinking, whose central idea is
the guarantee of equality and freedom for citizens, constitutes, therefore,
a resolute defense of the foundations of what we today call human
rights. And as his pedagogical thinking is a tool for the implementation
of politics, human rights constitute an interactive channel between these
fields. Our goal in this text is to present the political thought of
Rousseau's teaching with regard to this interaction, showing the
presentness of the philosopher of Geneva’s thinking.
Keywords: Human Rights. Education. Politics. Rousseau.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.