DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: ATUALIDADE DO PENSAMENTO ROUSSEAUNIANO - HUMAN RIGHTS AND EDUCATION IN ROUSSEAU: PRESENTNESS OF ROUSSEAU'S THOUGHT

Autores

  • Natal Esteves da Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Direitos Humanos. Educação. Política. Rousseau. - Keywords, Human Rights. Education. Politics. Rousseau.

Resumo

Resumo: O conceito atual de direitos humanos abre margem a uma
interação teórica entre o domínio político e educacional. Essa interação
não constitui novidade no âmbito filosófico. Pelo contrário, é recorrente
na história da filosofia. Em Jean-Jacques Rousseau esse fato oportuniza
fecunda reflexão. Seu pensamento político, cuja ideia central é a
garantia da igualdade e da liberdade aos cidadãos, constitui, por isso
mesmo, uma resoluta defesa das bases do que hoje denominamos
direitos humanos. E como seu pensamento pedagógico é ferramenta de
implementação de sua política, os direitos humanos constituem um canal
interativo entre esses campos do saber. Nosso objetivo neste artigo é
apresentar o pensamento político-pedagógico de Rousseau no que diz
respeito a essa interatividade, mostrando assim, a atualidade do
pensamento do filósofo de Genebra.


Palavras-Chave: Direitos Humanos. Educação. Política. Rousseau.


Abstract: The current concept of human rights opens up room for a
theoretical interaction between the political and educational domains.
This interaction is not new in philosophy. On the contrary, it is recurrent
in the history of philosophy. In Jean-Jacques Rousseau that fact
provides fruitful reflection. His political thinking, whose central idea is
the guarantee of equality and freedom for citizens, constitutes, therefore,
a resolute defense of the foundations of what we today call human
rights. And as his pedagogical thinking is a tool for the implementation
of politics, human rights constitute an interactive channel between these
fields. Our goal in this text is to present the political thought of
Rousseau's teaching with regard to this interaction, showing the
presentness of the philosopher of Geneva’s thinking.


Keywords: Human Rights. Education. Politics. Rousseau.

Biografia do Autor

  • Natal Esteves da Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Filosofia pela UFG. Agente Administrativo Educacional da Secretaria da Educação do Estado de
    Goiás. Orientador Acadêmico vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UFG.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre