PERSPECTIVA MULTI/INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR - MULTI / INTERCULTURAL PERSPECTIVE AND HIGHER EDUCATION

Autores

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Câmpus Inhumas - Univerdade Estadual de Goiás
  • Josianne Janilda Lacerda de Lima Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Universidade. Educação Superior. Multiculturalismo. - Keywords, University. Higher Education. Multiculturalism.

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a perspectiva multi/intercultural na educação superior a partir das pesquisas e análises de Candau (2009). Primeiramente expõe-se relações conceituais e tensões presente no debate acadêmico em torno do multiculturalismo, especificamente o embate teórico entre os conceitos: a) globalização X multiculturalismo; b) igualdade X diferença; c) universalismo X relativismo cultural. Apresenta-se, sucessivamente três perspectivas de multiculturalismo: a) multiculturalismo assimilacionista; b) multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural; c) multiculturalismo interativo ou interculturalidade.


Palavras-chave: Universidade. Educação Superior. Multiculturalismo.


Abstract
This article presents reflections on the multi / intercultural perspective in higher education from the research and analysis of Candau (2009). First up exposes conceptual relations and tensions in this scholarly debate around multiculturalism, specifically the clash between the theoretical concepts: a) globalization X multiculturalism; b) equal X difference; c) universalism X cultural relativism. And following presents three perspectives of multiculturalism: a) multiculturalism assimilationist; b) multiculturalism differentialist or plural monoculturalism; c) interactive multiculturalism or interculturalism.


Keywords: University. Higher Education. Multiculturalism.

Biografia do Autor

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno, Câmpus Inhumas - Univerdade Estadual de Goiás

    Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG e da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (1994). Mestre em Educação Superior pela Universidade de Habana (Cuba/2003) revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Doutorado Sanduíche (Capes/PDSE/2012) na Universidade de Barcelona (UB). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: Escola do século XXI - RIEC (GIAD/UB/Espanha). Vice-Presidente do Grupo de Pesquisa da Rede Internacional de Pesquisa Inovadoras e Escolas Criativas CNPq/Brasil (2013).

  • Josianne Janilda Lacerda de Lima, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Graduada em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Licenciada em Letras: Português/Inglês pela UEG. Email: . Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Universitária, da Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, para obtenção do título de especialista em Docência Universitária.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre