EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Milka de Amorim Oliveira Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiá

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, educação inclusiva, acesso das pessoas com deficiência, ensino superior e acessibilidade. - KEY-WORD, inclusive education, access for people with disabilities, higher education and accessibility.

Resumo

RESUMO: A educação inclusiva é uma realidade e constitui um desafio para o ensino superior. O presente estudo trata de conhecer e discutir sobre a acessibilidade da pessoa com deficiência ao ensino superior e a existência ou não das condições técnicas e pedagógicas nas instituições de ensino superior que possam garantir esse acesso. Tem como base a seguinte problemática: em que medida se tem promovido a acessibilidade da pessoa com deficiência ao ensino superior? E a hipótese é de que a maioria dessas instituições não está organizada em seus recursos para o acesso às pessoas com deficiência. A estrutura argumentativa foi desenvolvida a partir da legislação vigente, considerando a sua real aplicabilidade e o que ainda deve ser realizado para que os estudantes com deficiência possam ingressar no ensino superior e ter um ambiente físico e pedagógico próprio que possam garantir ou facilitar a aprendizagem e a inclusão educacional. O arcabouço teórico tem como base a legislação, como a LDB nº. 9.394/96 e autores como Moreira (2000), Oliveira e Manzini (2005) e Cordovil (2009). A metodologia utilizada é de caráter qualitativa e descritiva com uso de pesquisa bibliográfica. Os resultados confirmam a hipótese de que muitas instituições não estão preparadas para o ingresso desses alunos, seja através de estruturas inadequadas ou corpo docente despreparado. Faz- se necessário mudanças no processo de gestão, na estrutura física das universidades, nas metodologias educacionais e de igual importância, na capacitação dos docentes para garantir o acesso e permanência dos alunos com deficiência ao ensino superior.


PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva, acesso das pessoas com deficiência, ensino superior e acessibilidade.


ABSTRACT: Inclusive education is a reality and a challenge for higher education. This study goal is to know and discuss the accessibility of people with disabilities in higher education and the existence or not of the technical and teaching conditions in higher education institutions that can ensure such access. It is based on the following issue: to what extent has promoted people accessibility with disabilities to higher education? And the assumption is that most of these institutions are not organized in their access to resources for people with disabilities. The argumentative structure was developed from the current law, considering its real applicability and what still must be done so that students with disabilities can enter higher education and have a physical environment that can ensure proper teaching or facilitating learning and inclusion education. The theoretical framework is based on the law, as LDB. 9.394/96 and authors as Moreira (2000), Oliveira and Manzini (2005) and Cordovil (2009). The methodology is qualitative and descriptive in nature with the use of literature research. The results confirm the hypothesis that many institutions are not prepared for the entry of these students, whether through inadequate infrastructure or faculty unprepared. It is necessary to process change management, physical infrastructure of universities, educational methodologies and equally important in the training of teachers to ensure access and retention of students with disabilities in higher education.


KEY-WORD: inclusive education, access for people with disabilities, higher education and accessibility.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre