O DOCENTE UNIVERSITÁRIO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - THE PROFESSOR AND HIS PEDAGOGICAL PRACTICE ON TEACHING PORTUGUESE LANGUAGE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Docente universitário, Prática de ensino, Língua Portuguesa - Keywords, College Professor, Teaching Practice, Portuguese LanguageResumo
RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem é algo que precisa ser refletido, analisado e estudado para que possa ser concretizado. Sendo assim, o docente terá condições de viabilizar, no espaço de sala de aula, um trabalho dinamizador, agradável, interativo e, sobretudo, diversificado. Buscamos, neste estudo, compreender acerca da prática de ensino de língua portuguesa no âmbito universitário, bem como verificar se a prática docente se enquadra no perfil tradicional ou inovador. Como parte do estudo, pudemos contar com a participação de docentes, que através de questionários, forneceram-nos informações necessárias para que pudéssemos trazer informações relevantes para a prática de ensino. Como resultado, concluímos que apesar dos docentes terem a consciência da importância de ser inovadores, o ensino universitário, ainda se espelha no tradicionalismo e a prática dos docentes de língua portuguesa, apresenta um caráter cada vez menos inovador.
Palavras-chave: Docente universitário, Prática de ensino, Língua Portuguesa
ABSTRACT: The process of teaching and learning is something that should be reflected, analyzed and studied, so that it can be implemented. Thus, the teacher will be able to facilitate the classroom work dynamic in order to make it enjoyable, interactive and especially diverse. This study tried to understand about the practice of professor Portuguese in the university, as well as verify that the teaching practice fits the profile traditional or innovative. As part of the study, we were able to count on the participation of professors. Their answers to a questionnaire provided us relevant information about the teaching practice. As a result, we concluded that although the teachers have awareness of the importance of being innovative, university education still reflects the traditionalism and practice of teachers of Portuguese, presents a character less and less innovative.
Keywords: College Professor, Teaching Practice, Portuguese Language
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.