A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Aline Camargos Tolentino Camilo Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Inhumas
  • Osvaldo José Sobral Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Inhumas

Palavras-chave:

Palavras-chaves, professor universitário, formação pedagógica, formação continuada.

Resumo

Resumo: O tema deste artigo é a necessidade de formação pedagógica do docente universitário, que foi delimitado em duas vertentes, o professor universitário e sua formação pedagógica e a importância da formação continuada. A problematização foi: Qual a importância da formação pedagógica do professor universitário na relação aluno, professor e conhecimento? O objetivo primordial foi demonstrar a importância da formação pedagógica na docência e como esta influência na formação do aluno, além de abordar, também, a formação continuada de professores. E, como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica que utilizou os seguintes autores: Anastaciou (2002; 2003); Freitas (1999); Libâneo (1998); Machado (1999); Masetto (2003); Mizukami (2002); Morin (2000), dentre outros. Este trabalho acadêmico visa à reflexão sobre a importância da formação pedagógica do professor universitário, que traz responsabilidades diretas para a prática educativa, construção de identidade profissional e qualidade do ensino superior, gerando a tríade aluno-professor- conhecimento. Percebeu-se a necessidade das instituições de ensino superior implantar programas de formação continuada que contemplem a formação pedagógica dos seus professores. Os programas voltados à formação pedagógica são necessários, possíveis de serem realizados e capazes de despertar nos professores universitários, principiantes ou veteranos, maior comprometimento com as questões educacionais. Enfim, faz-se urgente uma política de formação do professor universitário que vise o desenvolvimento profissional desses docentes, tendo em vista que dos professores de educação superior não se exige legalmente formação pedagógica, o que gera o frequente despreparo dos docentes, a análise da realidade concreta se apresenta como uma fonte de indicadores para uma necessária formação continuada.

 

 

Biografia do Autor

  • Aline Camargos Tolentino Camilo, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Inhumas

    Pesquisadora: Bacharel em direito pela Universidade Católica de Goiás, acadêmica do segundo ano do curso de letras e pós graduanda em docência universitária pela Universidade Estadual de Goiás, UnU-Inhumas. E-mail: alineccamilo@hotmail.com

  • Osvaldo José Sobral, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Inhumas

    Orientador: graduado em Psicologia, Especialista em Docência Universitária e Mestre em Educação. Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: sobral.osvaldo@gmail.com

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Publicado

2014-08-15

Edição

Seção

Tema livre