TÉCNICA DELPHI NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TESE SOBRE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

Autores

Palavras-chave:

Técnica Delphi, Pesquisa em Educação, Relato de experiência

Resumo

O desenvolvimento e o crescimento das pesquisas em educação têm levantado debates sobre possibilidades metodológicas para aprimorar as investigações na área. Dentre as opções que podem ser usadas nos estudos em âmbito educacional, cita-se a técnica Delphi. Trata-se de método que envolve a busca por consenso sobre um determinado tópico, conceito, assunto etc. envolvendo profissionais e pesquisadores experts em seus campos de pesquisa. Sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar e discutir a experiência do primeiro autor no que toca à aplicação da técnica Delphi como procedimento metodológico em uma tese de doutorado em educação. Como dito, o texto se apresenta como relato de experiência. Enquanto principais resultados, constata-se que o uso da técnica Delphi, em que pesem alguns desafios como necessidade de sistematizar e organizar dados em tempo hábil para as participações e respostas, mostrou-se muito importante para a tese de doutorado do primeiro autor, contribuindo para o processo de coleta e análise de dados referentes ao estudo sobre a institucionalização da Educação a Distância (EaD).

Biografia do Autor

  • Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLA

    Professor no Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade (PPGE-UFLA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Também é membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Recentemente, suas pesquisas versam sobre a intersecção entre educação e tecnologias, abrangendo desdobramentos diversos.

  • Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos.

    Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=AMIO0c8AAAAJ 

    ResearcherID: C-7838-2012

    Grupo Horizonte: www.grupohorizonte.ufscar.br 

    Curso EduTec: http://edutec.ead.ufscar.br 

    CIET: https://ciet.ufscar.br 

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação, Campinas, v. 19, n. 1, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2616>. Acesso em: 16 abr. 2020.

BRASIL. CAPES. Referenciais para o processo de institucionalização da educação a distância (EaD) no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Brasília, 2017.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2025.

DUARTE, Teresa. A possibilidade de investigação a três: reflexões sobre a triangulação (metodológica). CIES e-WorkingPaper, Lisboa, n. 60, p. 1-24, 2009.

FANCIONE, Peter A. Critical thinking: a statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. Research findings and recommendations (Report). Newark: American Philosophical Association, 1990.

FERREIRA, Marcello; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, p. 228-242, maio-jun. 2015. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.192.07>. Acesso em: 12 abr. 2025.

LINSTONE, Harold A.; TUROFF, Murray. The Delphi method: Techniques and applications. New Kersey: New Jersey Institute of Technology, 2002. Disponível em: <https://web.njit.edu/~turoff/pubs/delphibook/index.html>. Acesso em: 11 abr. 2025.

MARQUES, Joana Brás Varanda.; FREITAS, Denise de. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições, v. 29, n. 2, p. 389–415, maio. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pp/a/MGG8gKTQGhrH7czngNFQ5ZL/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 11 abr. 2025.

VELOSO, Braian Garrito. Incorporação orgânica da educação a distância nas universidades públicas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/16143>. Acesso em: 11 abr. 2025.

WRIGHT, James Terence Coulter; GIOVINAZZO, Renata Alves. DELPHI - uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. abr./jul. 2000, p. 54-65, 2000. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001173053>. Acesso em: 11 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”