TÉCNICA DELPHI: CARACTERIZAÇÃO DE ESPECIALISTAS E SUAS INSTITUIÇÕES NO CONTEXTO DA EaD NO BRASIL E NO EXTERIOR
Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD). Técnica Delphi. Caracterização de Especialistas EaD.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir dados obtidos por meio da aplicação da Técnica Delphi junto a especialistas em Educação a Distância (EaD), no âmbito da pesquisa intitulada "Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina", desenvolvida pela Rede de Pesquisa em Educação a Distância (EaD) nacional e internacional, com apoio do CNPq e da Unirede, e contemplou participantes de seis países: Brasil, Argentina, México, Moçambique, Honduras e Portugal. O foco desta análise recai sobre a caracterização dos especialistas e de suas respectivas instituições, abordando aspectos como vínculo institucional, formação acadêmica, tempo de experiência na modalidade, tipo de financiamento e estrutura organizacional da EaD nas instituições representadas. Os resultados revelam predominância de professores e pesquisadores, de gestores no cenário brasileiro, reforçando a natureza multidisciplinar da EaD. Observou-se também a prevalência da oferta gratuita da modalidade, bem como a predominância de oferta de licenciaturas e pós-graduações lato sensu. A diversidade na estrutura organizacional e nos modelos de financiamento evidencia a necessidade de referenciais claros para a institucionalização da EaD, em consonância com a perspectiva da qualidade socialmente referenciada. Os dados sistematizados contribuem para o fortalecimento de políticas públicas, estratégias institucionais e futuros estudos voltados à consolidação da Educação a Distância como modalidade educacional democrática e comprometida com a formação crítica e emancipatória.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo da educação superior 2024. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 20 mar. 2025.
CRUZ, Joseany Rodrigues. A institucionalização da EaD no contexto da educação profissional e tecnológica: o caso do IF Goiano. 2022. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/a5aa4005-ea80-45b0-b79f-99eeb976cd2d>. Acesso em: 9 jan. 2025.
CRUZ, Joseany Rodrigues; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; MOREIRA, José António. Institucionalização da EaD: infraestrutura, amparo e engajamento como pilares do processo. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 11, 2024. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1083>. Acesso em: 21 jan. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Quality, e-Citizenship and distance education: a possible relationship. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 460–471, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.77113. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113<. Acesso em: 18 dez. 2024.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Entre a técnica e o método: o Delphi em perspectiva. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues; GÁMEZ, Maria José Morales; DEUS, Karen Brina Borges de. (orgs.). Técnica Delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. Goiânia: Cegraf UFG, 2024a. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/view/563/484/2066>. Acesso em: 1 abr. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Regulamentação da educação a distância e híbrida no Brasil: desafios e contradições. Revista Cocar, v. 27, p. 1-21, 2024b. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9093/3743>. Acesso em: 18 jan. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira et al. Curso de formação para a Técnica Delphi na modalidade a distância: a experiência com a rede de pesquisa sobre a qualidade e regulamentação da EaD Brasil e internacional. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues; GÁMEZ, Maria José Morales; DEUS, Karen Brina Borges de. (orgs.). Técnica Delphi em Educação a Distância: Especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. Goiânia, GO: Cegraf UFG, 2024. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/view/563/484/2066>. Acesso em: 10 fev. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira (org.); GÁMEZ, Maria Jose Morales (Trad.). Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distância. Goiânia, GO: Cegraf UFG, 2025. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/view/674/646/2676>. Acesso em: 10 fev. 2025.
LINSTONE, Harold A.; TUROFF, Murray. The Delphimethod: Techniques and applications, 2002, New Jersey. Disponível em: <https://archive.org/details/delphimethodtech0000unse/page/n7/mode/2up>. Acesso em: 05 abr. 2025.
OKOLI, Chitu; PAWLOWSKI, Suzanne, D. The Delphi method as a research tool: an example, design considerations and applications. Information & Management, v.42, n.1, p.15-29, 2004. DOI:10.1016/j.im.2003.11.002. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378720603001794?via%3Dihub>.
Acesso em: 4 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.