O CONTRATO PEDAGÓGICO EM ROUSSEAU: POSSÍVEL EM QUALQUER NÍVEL DO ENSINO?

Autores

  • Manoel Dionizio Neto UFCG

Palavras-chave:

Rousseau. Contrato. Contrato Social. Contrato Pedagógico. Educação.

Resumo

A compreensão do contrato pedagógico em Rousseau passa pela discussão a respeito da origem do conceito de contrato, convertido mais especificamente em contrato social. Cumpre-se aqui perguntar pela relação entre contrato social e contrato pedagógico, ao tempo em que se busca saber de sua possibilidade em diferentes níveis de ensino. Considerando-se o disposto por Rousseau no Emílio, é possível certificar-se de que o próprio contrato social requer uma troca de respeito e compromisso que passam pelo âmbito afetivo, próprio de todo processo educacional. Daí afirmar-se o contrato pedagógico em tudo que diz respeito ao ensino e à aprendizagem, de modo que se fará necessário em todos os níveis de ensino. Parte-se, pois, do entendimento de Rousseau para o que ele propõe para o contrato social, em sua obra de igual nome – Do Contrato Social. Passa-se ao seu projeto de educação para a humanidade apresentado no Emílio ou da educação, quando é possível identificar uma precondição para o político-social no que diz respeito à educação de Emílio, acompanhado pelo preceptor até o seu matrimônio com Sofia, ao tempo em que vai se fazendo o contrato pedagógico em um processo de educação, que pode ser compreendido como política educacional.

Biografia do Autor

  • Manoel Dionizio Neto, UFCG

    Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Doutorado em Educação (UFSCar, 2024); Graduado em Filosofia (UFPE - Licenciatura, 1983, e Bacharelado,1984), Mestre em Filosofia pela (UFPB, 1996) e Doutorado em Educação (UFSCar, 2004). Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Membro fundador e Vice-Líder do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação), membro do GET (Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço e Tempo no Sertão Nordestino), bem como do GIEPELPS (Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais), do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, da ABES18 (Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII) e do Grupo de Estudios Iberamericanos en Rousseau (GEI-Rousseau).

Referências

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

DOSSIÊ "ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO GEI-ROUSSEAU"