A LEITURA E A ESCRITA VISUAL

O PAPEL DO LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO CURRÍCULO DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14311

Resumo

Esta pesquisa discute a produção e a escrita visual, na reflexão do papel dos multiletramentos e do letramento crítico como uma perspectiva de aprendizagem e ampliação do currículo de línguas, além das contribuições da Teoria Semiótica, Greimas (1979); Peirce, (1999); Hodge; Kress, (1988); Santaella, (1988) e dos estudos da Multimodalidade, Cope, Kalantizis, (2009), Gualberto, (2018); Ribeiro, (2022); Kress, Van Leeuwen (2006) como suportes teóricos para a fundamentação do letramento visual crítico. Metodologicamente, a investigação é bibliográfica, sendo uma pesquisa de caráter exploratório, por meio de uma abordagem qualitativa interpretativa. Neste estudo, advogamos em favor do uso reflexivo da Gramática do Design Visual, Kress; Van Leeuwen (1996; 2006) como recurso para análise visual do texto imagético. Nesse sentido, argumentamos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas que ampliam o repertório para além do ensino monomodal de línguas.

Biografia do Autor

  • Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8866061054957829. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2371-3030.

     

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”