A LEITURA E A ESCRITA VISUAL
O PAPEL DO LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO CURRÍCULO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14311Resumo
Esta pesquisa discute a produção e a escrita visual, na reflexão do papel dos multiletramentos e do letramento crítico como uma perspectiva de aprendizagem e ampliação do currículo de línguas, além das contribuições da Teoria Semiótica, Greimas (1979); Peirce, (1999); Hodge; Kress, (1988); Santaella, (1988) e dos estudos da Multimodalidade, Cope, Kalantizis, (2009), Gualberto, (2018); Ribeiro, (2022); Kress, Van Leeuwen (2006) como suportes teóricos para a fundamentação do letramento visual crítico. Metodologicamente, a investigação é bibliográfica, sendo uma pesquisa de caráter exploratório, por meio de uma abordagem qualitativa interpretativa. Neste estudo, advogamos em favor do uso reflexivo da Gramática do Design Visual, Kress; Van Leeuwen (1996; 2006) como recurso para análise visual do texto imagético. Nesse sentido, argumentamos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas que ampliam o repertório para além do ensino monomodal de línguas.
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