SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL NA INFÂNCIA:
CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.13833Resumo
No Brasil, o ensino das línguas adicionais tem sido objeto de experimentos de métodos e abordagens praticadas em contextos internacionais e adaptadas ao contexto nacional. De maneira mais crítica e glocalizada, temos também nos apropriado da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (escola de Genebra) e utilizado os gêneros textuais como objeto de ensino. Apesar de ser incontestável um grande avanço de pesquisas nessa área, longo é o caminho a ser percorrido pelo estudo do ensino de línguas, principalmente no que tange ao ensino de línguas adicionais com crianças. Colaborando com este campo de estudo, o grupo de pesquisa FELICE tem se ocupado de pesquisar sobre o dispositivo Sequência Didática (SD) (DOZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) nas aulas de línguas adicionais com crianças, seus benefícios e possíveis obstáculos encontrados pelos professores, propondo também adequações. Buscando apontar nossas contribuições e, ainda, avançar nas discussões do uso do dispositivo para ensino de língua na infância, trazemos neste artigo um panorama sobre as pesquisa já publicadas na área e apresentamos uma SD baseada no Modelo Didático do Gênero Rimas de Enigma (SILVA, 2020) e nas adequações propostas por Magiolo (2021).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.