De QUAIS QUALIDADE E INOVAÇÃO ESTAMOS FALANDO?
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSOInovação e qualidade são termos utilizados com frequência nos documentos, normativas e designação de práticas da educação. Nos propomos a entender os conceitos a partir dos quais esses termos vêm sendo traduzidos e empregados nos discursos dos atores da cena educativa. Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos emergentes nos textos escolhidos sobre inovação e qualidade a partir da análise da base de dados de teses e dissertações construída pelos pesquisadores da Pesquisa intitulada “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, discuti-los e problematizá-los a partir da análise do discurso de Van Dijk (2008a, 2008b, 2013). Como resultados, apontamos que não há meios de simplificar o conceito de qualidade à construção de novos espaços e estruturas bem equipadas com dispositivos tecnológicos digitais de última geração, sem a consideração dos aspectos humanos presentes na relação de trabalho e estudo de professores e alunos no que se refere ao tempo, espaço, formação dentro do horário de trabalho ou estudo, valorização dos saberes e fazeres de cada ator do processo de aprendizagem, a partir de movimentos do micro para o macro nas relações dos contextos educativos com o mundo.
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11862Resumo
Inovação e qualidade são termos utilizados com frequência nos documentos, normativas e designação de práticas da educação. Nos propomos a entender os conceitos a partir dos quais esses termos vêm sendo traduzidos e empregados nos discursos dos atores da cena educativa. Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos emergentes nos textos escolhidos sobre inovação e qualidade a partir da análise da base de dados de teses e dissertações construída pelos pesquisadores da Pesquisa intitulada “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, discuti-los e problematizá-los a partir da análise do discurso de Van Dijk (2008a, 2008b, 2013). Como resultados, apontamos que não há meios de simplificar o conceito de qualidade à construção de novos espaços e estruturas bem equipadas com dispositivos tecnológicos digitais de última geração, sem a consideração dos aspectos humanos presentes na relação de trabalho e estudo de professores e alunos no que se refere ao tempo, espaço, formação dentro do horário de trabalho ou estudo, valorização dos saberes e fazeres de cada ator do processo de aprendizagem, a partir de movimentos do micro para o macro nas relações dos contextos educativos com o mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.