Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
REVISTA REVELLI

Diretrizes para os autores

Somente serão aceitas publicações caso um dos autores seja doutor.
O artigo deve ser original, não podendo ter sido publicado em outros periódicos, anais, cd-rom e sites da internet.
São avaliados para publicação também outros textos acadêmicos, como resenhas e relatos de experiência.

A aceitação definitiva de publicação do artigo obedecerá aos seguintes procedimentos:
Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais.
Segunda Etapa: parecer de Consultores ad hoc.
Os pareceres comportam três possibilidades:
1) Aprovado para publicação sem modificações;
2) Aprovado para publicação com modificações;
3) Não aprovado para publicação.
O parecer será encaminhado ao autor para suas considerações.
Sendo aprovado nas duas etapas (Conselho Editorial e Conselho Científico) e revisado pelo autor, o artigo estará apto para publicação.
O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica de recebimento dos textos, e sim a sua aceitação nas etapas descritas acima, bem como suas necessidades editoriais.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao periódico.

 

Estrutura do texto a ser apresentado

Quantidade de páginas
O arquivo deve ter, no mínimo, dez páginas e, no máximo, 20 páginas.

Fonte e margens:
Fonte Times New Roman  – tamanho 14 para o título na primeira e na segunda línguas; 11 para o resumo e palavras-chave; 12 para o texto;  11 para citações longas (mais de três linhas) e 10 para notas de rodapé. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm; texto justificado à direita (exceto na seção “referências”, que não é justificada, mas alinhada à esquerda).

Título e subtítulo do trabalho
O título aparece no topo da página; em letras maiúsculas (CAIXA ALTA); centralizado; fonte tamanho 14; e negrito. Após o título, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12. O título também deve ser apresentado em outra língua, com a mesma formatação do título na primeira língua. Os subtítulos devem ser apresentados alinhados à esquerda, em negrito, com  fonte tamanho 12, com o emprego de letra maiúscula apenas na palavra inicial, nomes próprios e siglas. A revista não utiliza numeração para subtítulos. Qualquer destaque que o autor desejar fazer em alguma palavra ou expressão no artigo deve ser feito com a utilização de itálico e não de negrito.

Autores
Não informar o nome dos autores no artigo. Informar dados COMPLETOS do(s) autor(es), incluindo minibiografia e Orcid, apenas na plataforma, no momento da submissão.

Resumo
Deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 11; negrito; justificado, seguido de dois-pontos. Deve-se iniciar o conteúdo logo em seguida, utilizando um parágrafo de no máximo 250 palavras; sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, fonte tamanho 11.

Palavras-chave:
Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 11; negrito; alinhado à esquerda, seguido de dois-pontos. Em seguida, listar no mínimo três e, no máximo, cinco  palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras-chave devem ser iniciadas com letras maiúsculas e  separadas por ponto.

Resumo em outra língua
De preferência, utilize o inglês, com formatação igual à do Resumo na primeira língua.

Palavras-chave em outras línguas
De preferência, utilize o inglês, com formatação igual à das Palavras-chave na primeira língua.

Texto principal
Deve ser dividido, no mínimo, em três seções: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais.  A seção Desenvolvimento pode ser denominada de outra forma, sendo desenvolvida em tópicos diversos de acordo com as necessidades do texto. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre linhas deve ser 1,5, sem espaçamento extra em parágrafos. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o  itálico. Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagener zimtzöts. A menção ao título de outras obras (livros, teses, dissertações, revistas, jornais, filmes etc. deve ser feita com o uso de itálico). Títulos de poemas, capítulos de livros, episódios de séries etc. devem ser colocados entre parênteses, sem a utilização de itálico. 

Citações

Citações curtas: de até três linhas, são feitas no corpo do texto entre aspas.

Citações longas: com mais de três linhas, são apresentadas com recuo de 4cm da margem esquerda e fonte tamanho 11. Entre o corpo do texto e a citação, e entre esta e a continuação do texto, salta-se uma linha com espaço entre linhas simples, fonte 12.  No corpo do texto e em citação em recuo, coloca-se ponto ( . ) após o parêntese que fecha a referência.

Atenção: A NBR 10520:2023 alterou a regra para referência após citação direta/indireta. Antes, entre parênteses, o sobrenome do autor da obra citada era colocado em caixa alta. Agora, apenas a inicial é maiúscula. Exemplo: Nesse sentido, podemos perceber que “toda palavra é ideológica” (Bakhtin; Volochínov, 2006, p. 23).

Referências
Devem ser apresentadas em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023: 2018), utilizando-se no destaque dos títulos o negrito. Os nomes dos autores podem ser apresentados por extenso ou abreviados, mas é preciso optar por um padrão no artigo. As obras devem ser listadas em ordem alfabética e cronológica; ou seja, se um autor publicou em 1987, 1988, e 2000, a primeira referência do autor será a de 1987 e assim por diante. Somente o título principal da obra é destacado (negrito). Após o título da obra, são colocadas informações extras (opcionais) como edição, tradução, coleção etc. Se um autor tiver mais do que uma publicação no mesmo ano, use a, b, c etc. junto ao ano. A NBR 6023:2018 não orienta mais o emprego de um traço sublinear (underline) – equivalente a seis espaços (______) – e ponto para não repetir o nome do autor. Portanto, repete-se a autoria em obras de um mesmo autor. 

 

Exemplos de referências:
Livros:
AUTOR. Título: subtítulo. Tradutor/revisor/ilustrador (opcional). Edição (se não for a primeira). Local de publicação: Editora, ano de publicação. 

Exemplos:
CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. São Paulo: Jorge Zahar, 2006. 

FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 1988.

Artigos de periódicos:
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, fascículo ou número, páginas inicial-final, data ou intervalo de publicação.

Exemplos:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 12, p. 471-473, set./dez., 2004. 

SILVA, Izabel Maria da. Uma análise de uma atividade em sala de aula de língua inglesa numa perspectiva interacionista. Moara – Revista dos cursos de pós-graduação em Letras da UFPA, Belém, n. 11, p. 39-51, 1999. 

Capítulos de livros:
Quando o autor do capítulo for também o organizador do livro ou um dos organizadores:

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: REPETE-SE O NOME. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.

Exemplos: 
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-269.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. rev. Campinas: Unicamp, 2005. p. 87-98.

Quando o autor do capítulo não for o organizador do livro:

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.

Exemplos: 
LACERDA, Mitsi Pinheiro. Por uma formação repleta de sentido. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (org.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, p. 71-85.

Artigos de jornais:
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo: subtítulo. Título da publicação, Local de publicação, data de publicação. Nome do Caderno, seção ou suplemento, páginas inicial-final. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data. 

Exemplo:
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Textos on-line:

AUTORIA. Título. Ano do texto. Disponível em: < endereço eletrônico> Acesso em: data (dia, mês, ano).

Exemplo:
BIANCHI, Álvaro. Pequeno e despretensioso guia para a confecção de projetos de pesquisa. 2003. Disponível em < www.cneccapivari.br/npcc/images/modelo_projeto.pdf > Acesso em: 04 jul. 2007.

Referências de trabalhos publicados em resumos ou anais de congressos:
AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver) e ponto, ano, local (cidade) de realização do evento. Título do documento... (anais, resumos). Cidade: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.

Exemplos:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O livro didático de língua portuguesa em questão: o caso da compreensão de texto. In: Colóquio de Leitura do Centro-Oeste, 1., 1996, Goiânia. Caderno do I Colóquio de Leitura do Centro-Oeste. Goiânia: FL/UFG, 1996. p. 38-71.

PEREIRA, Rosimeri da Silva. As reformas educacionais do século XX e a disciplina língua portuguesa: entre o clássico e o moderno. In: JORNADA DO HISTEDBR, 8, 2008, São Carlos. Anais da VIII Jornada do HISTEDBR. São Carlos: UFSCar, 2008. p. 2-21.

Monografias, dissertações, teses ou outros trabalhos acadêmicos
AUTOR. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de folhas ou volumes. Tipo do documento (grau e área) – Instituição, local, ano de defesa. (Caso o trabalho seja consultado na internet, deve-se colocar o endereço eletrônico e a data de consulta, como no terceiro exemplo abaixo.)

Exemplos:
RAZZINI, Márcia de Paula Gregório. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de Português e de Literatura (1838- 1971). 2000. 442 f. Tese (Doutorado em Letras) –  Unicamp, Campinas, 2000.

RODRIGUES, Paulo Cezar. Características do livro didático de língua portuguesa na mediação da produção textual escrita. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) –  Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

Documentos jurídicos:
JURISDIÇÃO (país, estado, cidade ou instituição). Título (especificação da legislação, número e data). Indicação da publicação oficial. Notas relativas ou outros dados necessários para identificar o documento. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.

Exemplos:
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Código civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2021.

Para mais orientações sobre referências, consultar a NBR 6023:2018. 


Observações:
Com relação ao primeiro nome dos autores:
A referência aos primeiros nomes dos autores pode seguir dois critérios: abreviados ou por extenso, desde que o trabalho seja coeso em seguir o mesmo critério.

Quando há até quatro autores, colocá-los separados por ; (ponto-e-vírgula).

Exemplo:
HOLDEN, Susan; ROGERS, Mike. O ensino de língua inglesa. São Paulo. SBS, 2002.

Quando há mais de quatro autores, colocar o primeiro autor e acrescentar et al.

Exemplo:
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de et al. A representação do processo de aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1º. grau. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, v. 17, p. 67-97, jan/jun 1991. 

Quando há mais de uma publicação do mesmo autor no mesmo ano, use a, b, c, etc. junto ao ano.

Ilustrações: são as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas etc. que podem eventualmente fazer parte de um trabalho, podendo ser apresentadas no texto ou em anexos. Todas as ilustrações devem ser numeradas em sequência, por tipo (exemplo: fig. 1, fig. 2..., quadro 1, quadro 2...). Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a indicação da fonte. As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto. Por isso devem ser citadas oportunamente no texto, pelo seu número ou título, e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 11.

Itens de verificação para submissão:
Como parte do processo de submissão, os autores devem se ater aos itens listados a seguir:
1. A contribuição deve ser original e inédita. Caso o trabalho esteja sendo submetido à outra publicação ao mesmo tempo, informar em uma nota intitulada "Comentários ao Editor".
2. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word ou RTF.
3. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos neste documento. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista não serão avaliadas pelos pareceristas.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Os trabalhos submetidos devem ter em sua autoria, pelo menos, um doutor.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Não foram empregadas notas de rodapé para identificar os autores.
  • As regras de formatação foram seguidas. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos neste documento. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista não serão avaliadas pelos pareceristas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.