EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
A CONTRIBUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.9942Resumo
O propósito deste artigo é analisar a expansão da oferta de cursos superiores a distância pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica entre 2014 e 2018 e suas contribuições para o atendimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE - 2014-2024). O estudo faz parte de pesquisa em andamento[1], possui caráter bibliográfico e documental. Apoiou-se em estudos de Silva (2009; 2017), Dourado (2016), Oliveira e Dourado (2016), Minto (2018), dentre outros, além de consulta à diversas normatizações e sites de dados educacionais. Por meio deste estudo é possível visualizar a trajetória do desenvolvimento da educação superior pela Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica acompanhada da inserção da educação a distância (EaD) nesse contexto, o PNE e suas Metas para a educação superior, finalizando com a reflexão sobre sua expansão. Conclui-se que a oferta de educação superior a distância vem se ampliando pela Rede, porém, ainda é insuficiente para contribuir sobremaneira para o atendimento da Meta 12 que trata da expansão das matrículas nos cursos de graduação.
[1]Projeto Integrado de Pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024): Tensões, limites e perspectivas”, UFG/UFRN, financiado pelo CNPq.
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