EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

A CONTRIBUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a expansão da oferta de cursos superiores a distância pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica entre 2014 e 2018 e suas contribuições para o atendimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE - 2014-2024). O estudo faz parte de pesquisa em andamento[1], possui caráter bibliográfico e documental. Apoiou-se em estudos de Silva (2009; 2017), Dourado (2016), Oliveira e Dourado (2016), Minto (2018), dentre outros, além de consulta à diversas normatizações e sites de dados educacionais. Por meio deste estudo é possível visualizar a trajetória do desenvolvimento da educação superior pela Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica acompanhada da inserção da educação a distância (EaD) nesse contexto, o PNE e suas Metas para a educação superior, finalizando com a reflexão sobre sua expansão. Conclui-se que a oferta de educação superior a distância vem se ampliando pela Rede, porém, ainda é insuficiente para contribuir sobremaneira para o atendimento da Meta 12 que trata da expansão das matrículas nos cursos de graduação.

 

[1]Projeto Integrado de Pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024): Tensões, limites e perspectivas”, UFG/UFRN, financiado pelo CNPq.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e doutorado) em Educação da Faculadde de Educação UFG

Marina Campos Nori Rodrigues, Instituto Federal Goiano

Mestranda em Edcuação pela Universidade Federal de Goiás. participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Pesquisadora participante da Pesquisa Políticas de Expansão da educação a distância (EaD) no Brasil: Regulação, qualidade e Inovação em questão. Atua como Pedagoga na Coordenação de Educação a Distância do Instituto Federal Goiano - Reitoria. 

Publicado
2020-11-05
Seção
Dossiê: Políticas para educação superior e Plano Nacional de Educação