PROJETOS DE LEITURA NA ESCOLA
O DESPERTAR DO ALUNO LEITOR SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Resumo
Este trabalho versa sobre o despertar do leitor por meio do desenvolvimento de projetos de leitura na escola. Trata-se de uma investigação voltada para o olhar das professoras do Ensino Fundamental e, neste sentido, objetiva analisaras contribuições das mediações desenvolvidas em projetos, evidenciando o despertar do aluno leitor. Adota-se a abordagem qualitativa, com geração de dados empíricos apoiados em questionários e notas de campo, caracterizando uma pesquisa de campo. Através dos discursos das professoras, compreendemos que as mesmas enxergam os projetos de leitura como convites para que o aluno entre no mundo da leitura de forma criativa e envolvente. As análises das observações indicam que as colaboradoras trabalham com a leitura como uma prática social e que apresentam diversos tipos de textos aos alunos, dando prioridade ao texto literário, por acreditarem que a literatura é uma forma de desenvolver a imaginação. Constatamos que a mediação realizada nos projetos de leitura tem contribuído para o desenvolvimento do gosto pela leitura dos discentes envolvidos concluímos que, para favorecer o despertar do leitor, é preciso cada vez mais planejar com seriedade e refletir sobre os processos nos projetos de leitura.
Copyright (c) 2020 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

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