DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.9580Resumo
Neste artigo o objetivo é analisar as especificidades da docência no ensino superior a partir do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecido para o decênio 2014-2024, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, cujas diretrizes, metas e estratégias apontam para a constituição de um sistema educacional de qualidade, o que envolve a melhoria do acesso, permanência e aprendizagem significativa. Foi realizada uma revisão bibliográfica de documentos e estudos voltados à compreensão da temática proposta, como, entre outros, os de Pimenta e Anastasiou (2014) e Cunha (2009, 2010). Desse modo, são discutidas as metas relativas ao ensino superior postas nesse documento: metas 12, 13 e 14. Na sequência, são realizadas problematizações acerca das funções do corpo docente do ensino superior, buscando evidenciar as particularidades laborais no contexto da universidade brasileira, cujo eixo fundamental se dá no tripé formado pelo ensino, pesquisa e extensão, conforme determinado pela Constituição Brasileira de 1988. Tal tridimensionalidade do exercício universitário faz com que as suas funções difiram das dos profissionais docentes de outras etapas da educação. Nesse ínterim, evidencia-se o maior prestígio da pesquisa (ligada à pós-graduação) com relação ao ensino. Concluiu-se que há uma lacuna no PNE em vigência quanto à propositura da valorização do corpo docente da educação superior brasileira, pois é sui generis da melhoria na sua qualificação. Como há esse estabelecimento para os docentes da educação básica (meta 17), a hipótese é a de que o documento dê a valorização de professores da educação superior como algo posto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.