O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA
O QUE TRAZEM OS MATERIAIS DIDÁTICOS
Resumo
Pensando-se nos desafios que envolvem o ensino das práticas de leitura e escrita em língua portuguesa no contexto educacional, o presente artigo teve como objetivo discutir questões relacionadas ao uso do livro didático no ensino delas, refletindo sobre a importância deles visto que se configuram como principais ou, até mesmo, únicas fontes de trabalho. A partir das considerações teóricas de Eco (1986), Chiappini (2005), Geraldi (1999) e Soares (2010), buscou-se analisar criticamente uma atividade de leitura de um livro didático do primeiro ano do ensino médio de língua portuguesa, a fim de verificar sua adequação aos pressupostos teóricos levantados. A metodologia do trabalho consistiu em uma análise qualitativa e documental da seção de leitura de um livro didático, que trabalhava com diferentes gêneros. A análise evidenciou que a atividade do livro em questão se resume aos aspectos linguísticos e gramaticais da língua e aos aspectos estruturais e característicos desses gêneros, eliminando as possibilidades de interação, construção e reflexão por meio do texto. Observou-se, assim, a importância da prática de leitura e escrita como práticas sociais.
Palavras-chave: Ensino de Leitura. Língua portuguesa. Materiais didáticos.
Copyright (c) 2020 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

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