RESPONSABILIDADE DOCENTE NO FRACASSO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Marineide Aquino De Souza Aran UFSCar
  • Jaqueline Alves Da Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.9479

Resumo

Resumo: A relação de causalidade entre o letramento literário e cultural apresentado pelo docente e sua eficiência na construção do letramento discente é apontada como um dos fatores importantes para a determinação do sucesso ou fracasso dessa construção. O objetivo neste texto é apresentar reflexões sobre o docente enquanto sujeito leitor e as expectativas existentes sobre a sua atuação. Com esse intuito, a metodologia utilizada foi a análise do conteúdo do texto e o contexto de sua produção, consideradas as diversas interpretações de intenção que um questionário pode conter. Foram selecionadas as questões que abarcam os hábitos de leitura e acesso a bens culturais presentes no questionário direcionado aos docentes na prova SAEB 2017, com ênfase no tema do elo entre docente e campo literário. Considera-se que os indicadores apresentados no questionário seriam aqueles potencialmente mais importantes ao caracterizar o docente ideal e estão presentes no discurso sobre o que seria essencial ao sucesso do processo de letramento. A reflexão apresentada pressupõe a existência, bem como os requisitos, de um leitor ideal que falta aos leitores leigos, assim como o contexto de produção desse discurso enquanto manutenção de certa superioridade por pertencimento a um campo literário onde a circulação está restrita aos letrados e cuja inscrição tem sido negada a média dos discentes brasileiros. Conclui-se que existe uma superestimação da influência do professor no desenvolvimento de hábitos de leitura letrada em seus alunos, e que os aspectos ambientais e culturais presentes em nossa sociedade são pouco considerados.  

 

Palavras-chave: Docente. Leitura. Leitor. Letramento.

 

 

Abstract: The causal relationship between the literary and cultural literacy presented by the teacher and his efficiency in the construction of student literacy is pointed out as one of the important factors for determining the success or failure of this construction. The objective in this text is to present reflections about the teacher as a reader subject and the existing expectations about his / her performance. For this purpose, the methodology used was the analysis of the content of the text and the context of its production, considering the different interpretations of intention that a questionnaire may contain. The questions that covered the reading habits and access to cultural goods were selected in the questionnaire addressed to teachers in the SAEB 2017 exam, with emphasis on the theme of the link between teacher and literary field. It is considered that the indicators presented in the questionnaire would be those potentially more important in characterizing the ideal teacher and are present in the discourse about what would be essential to the success of the literacy process. The reflection presented presupposes the existence, as well as the requirements, of an ideal reader that is lacking to the lay readers, as well as the context of the production of this discourse while maintaining a certain superiority by belonging to a literary field where the circulation is restricted to the literate and whose enrollment has been denied the average of the Brazilian students. It is concluded that there is an overestimation of the teacher's influence in the development of literate reading habits in his students, and that the environmental and cultural aspects present in our society are little considered Keywords: Teacher. Literary. Literate.

 

[1] Mestre em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos e psicóloga escolar no Ensino Fundamental I e II. 

[2] Graduada em Letras Licenciatura Plena Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos e docente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

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Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Dossiê LEITURA: um tema a muitas mãos