ANÁLISE EM SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO

DITADURA MILITAR NO LIVRO DIDÁTICO

  • Gabriel Reis Moraes Machiaveli UFSCar

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a designação de Ditadura Militar em livro didático, especialmente “História: ensino médio”, da editora Saraiva, disponibilizado às escolas públicas do Brasil. Inscrevemo-nos no quadro da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2007, 2011, 2018), e nosso objetivo é especificar de que modo a semântica da enunciação contribui para o ensino de leitura e interpretação quando o assunto for Ditadura Militar. Utilizamos o Domínio Semântico de Determinação (DSD) para especificarmos sua designação com base no capítulo 13 “O Brasil da Ditadura Militar”. Concluímos que Ditadura Militar foi designada por muitos modos de sinonímia por substituição, como governo militar e regime militar. No entanto, cabe destacar a degradação dos serviços de saúde e educação, bem como os fins dos direitos políticos, como sentidos basilares da designação de Ditadura Militar. Dessa maneira, esperamos contribuir também para os ensinos de leitura e intepretação de texto utilizando a metodologia da Semântica do Acontecimento.

Publicado
2020-07-10
Seção
Dossiê: LEITURA: um tema a muitas mãos