ASPECTOS DO TRABALHO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PEDAGOGIA WALDORF

Autores

  • Carla Raqueli Navas Lorenzoni IFSP/UFSCar
  • Claudete Alves da Silva Molesin IFSP/UFSCar

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo ampliar a visão a respeito da prática da leitura em língua estrangeira no Ensino Médio de uma escola que adota a Pedagogia Waldorf. Essa perspectiva pedagógica aborda uma prática que prima pelo cuidado com a formação integral do indivíduo, considerando características de cada ciclo de desenvolvimento, nomeados setênios. Para tanto, foram feitos estudos direcionados à Pedagogia Waldorf e também foi aplicado um questionário semiestruturado a duas professoras de língua estrangeira do Ensino Médio Waldorf, o que conduziu a análises relacionadas aos seguintes aspectos: ritmo, leitura, formação humana/tipo de leitor e avaliação. Ao final do trabalho, constatou-se que o desenvolvimento de cada aluno é alvo característico desta pedagogia e que se manifesta também no estudo da língua estrangeira, considerando o direito de cada um de apresentar pontos de vista, muitas vezes proporcionados pela leitura, que, por sua vez, possibilita ampliar as perspectivas.

Palavras chave: Pedagogia Waldorf. Leitura. Língua Estrangeira.

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Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Dossiê LEITURA: um tema a muitas mãos