ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (ACD):
UM MOVIMENTO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE TEXTO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Ensino. Análise de textos. ACD. Prática.Resumo
Na formação dos estudantes, a interpretação de textos é um exercício cognitivo fundamental para o desenvolvimento de leitores críticos do mundo em que vivem. O objetivo deste trabalho é apresentar a Análise Crítica do Discurso como metodologia de ensino para análise de textos. A ACD é uma teoria que considera a linguagem como prática social e, por isso, no estudo dos textos é imprescindível analisar o contexto de produção e de circulação dele, para a devida compreensão dos seus significados. Trata-se aqui de um levantamento de possibilidades de uso da ACD para a prática da interpretação de textos. São apresentados os conceitos basilares da ACD e as suas propostas que podem fundamentar a prática de análise de textos como leitura crítica das relações sociais em que todo leitor está inserido. Como uma teoria de viés social, a ACD contribui para a compreensão dos processos constitutivos dos discursos e, com isso, possibilita o desenvolvimento da competência comunicativa do leitor e a sua consequente formação crítica, necessária aos contextos sociais e formativos da contemporaneidade.
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Copyright (c) 2024 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

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