ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (ACD):

UM MOVIMENTO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE TEXTO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Wellington Costa Universidade de Évora
  • Maria João Marçalo Universidade de Évora

Palavras-chave:

Ensino. Análise de textos. ACD. Prática.

Resumo

Na formação dos estudantes, a interpretação de textos é um exercício cognitivo fundamental para o desenvolvimento de leitores críticos do mundo em que vivem. O objetivo deste trabalho é apresentar a Análise Crítica do Discurso como metodologia de ensino para análise de textos. A ACD é uma teoria que considera a linguagem como prática social e, por isso, no estudo dos textos é imprescindível analisar o contexto de produção e de circulação dele, para a devida compreensão dos seus significados. Trata-se aqui de um levantamento de possibilidades de uso da ACD para a prática da interpretação de textos. São apresentados os conceitos basilares da ACD e as suas propostas que podem fundamentar a prática de análise de textos como leitura crítica das relações sociais em que todo leitor está inserido. Como uma teoria de viés social, a ACD contribui para a compreensão dos processos constitutivos dos discursos e, com isso, possibilita o desenvolvimento da competência comunicativa do leitor e a sua consequente formação crítica, necessária aos contextos sociais e formativos da contemporaneidade.

Biografia do Autor

  • Wellington Costa, Universidade de Évora

    É doutor em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), com a tese "Culturemas da gastronomia cearense: contributos para a fraseologia da língua portuguesa"; mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e graduado em Letras (Português/Literatura) por esta instituição. Foi professor-substituto na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - campus Crateús), onde lidera o grupo de pesquisa "Estudos Linguísticos Interdisciplinares". Nesta instituição, coordenou, de março 2014 a fevereiro de 2018, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de Língua Portuguesa) e, de abril de 2013 a abril de 2018, o curso de Licenciatura em Letras. É membro da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) e pesquisador colaborador do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. Tem experiência nas áreas de Metodologias de Pesquisa e de Ensino de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Lexicografia, Lexicologia e em Análise do Discurso. É autor, em parceria com Maria João Marçalo, dos livros "Léxico Cultural da Gastronomia: Contributo dialetal e fraseológico para a linguística do português" e "Léxico da gastronomia do Ceará: língua e identidade dialetal", publicados em 2019 e 2020, respectivamente

  • Maria João Marçalo, Universidade de Évora
    Possui doutorado em Linguística pela Universidade de Évora (2005). Pós doutorado pela Carneggie Mellon University (USA, 2009). Provas de Agregação em Linguística, Universidade de Évora, 2012, Mestrado em Linguística Portuguesa, Universidade de Évora (1992) Graduação em Línguas e Literaturas Modernas, Português/ Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1983-1987). Docente na Universidade de Évora, Portugal. Idealizadora e criadora, com Maria Célia Lima Hérnandes, do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). Foi diretora do Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora e atualmente é presidente da Associação Internacional de Linguística do Português.

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Publicado

2024-12-07

Edição

Seção

Tema livre