AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Michely Gomes Avelar Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Rosa Lopes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

TIC. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formação de professores. Língua Inglesa. Jogos virtuais

Resumo

O presente artigo surge da necessidade de refletir sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas à prática docente de professores em formação investigando possíveis entraves em relação ao seu uso. A pesquisa é pautada na análise das respostas ao questionário aplicado aos discentes do 4º ano de Letras de uma Universidade pública do Estado de Goiás, no intuito de diagnosticar o lugar ocupado pelas TIC no processo de ensino-aprendizagem. Verificamos o contato que estes professores em formação têm com os recursos tecnológicos e as possibilidades de utilizarem os jogos virtuais nas aulas de língua inglesa. O objetivo deste trabalho é investigar o uso das TIC pelos professores de língua inglesa em formação inicial e instigar acerca do uso de jogos virtuais no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como metodologia que aproxima a escola da realidade dos alunos. As perspectivas apresentadas são pautadas nos estudos sobre a importância da formação tecnológica do professor (FREIRE, 2014; PAIVA, 2013, 2017; SABOTA, 2017) e acerca do uso das tecnologias com o propósito educacional (PRENSKY, 2001, 2006; ROJO, 2017; SILVA; CORREA; SILVA, 2012).

Biografia do Autor

  • Michely Gomes Avelar, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras - Português/Inglês (PUC GO). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina
  • Carla Conti de Freitas, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UFRJ/UEG) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e docente do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina)
  • Cristiane Rosa Lopes, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Letras e Linguística (UEG) e Pós-Doutorado na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás, atuando nos cursos de licenciatura em Letras, especialização em Linguagem, Letramento e Cibercultura na Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina).

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância