MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • DAYANNY SOUSA TAVARES Universidade Estadual de Goiás
  • CARLA CONTI DE FREITAS Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Multiletramentos, TDICs, Formação de Professores de Línguas

Resumo

A relação dos professores com o mundo tecnológico moderno abrange tanto o domínio de técnicas para a utilização dos seus recursos como também o desenvolvimento de diversas habilidades linguísticas. Essas habilidades preconizam diversas modalidades e podem coexistir em diferentes contextos culturais. Ao reportar tais competências ao professor de línguas, torna-se fundamental argumentar sobre seu processo de formação inicial, no que tange ao ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, às práticas de multiletramentos. Posto isso, esta pesquisa propõe como objetivo geral investigar a formação de professores de línguas no estado de Goiás, no que tange ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), nos Cursos de Licenciatura em Letras, com o propósito de destacar a relevância de práticas de multiletramentos. Trata-se de um recorte de um projeto maior, que se encontra em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). O referencial teórico proposto abarca os estudos relacionados às TICs/TDICs, à formação de professores de línguas, ao letramento do professor e à teoria dos multiletramentos, com destaque para Cani e Coscarelli (2016), Lima (2016)Kleiman (2014), Kalantzis e Cope (2012), Rojo (2012), Jordão (2007), Monte Mór (2007), Santaella (2004), Morin, Ciurana e Mota (2003), Street (2000), entre outros autores. Espera-se com esta pesquisa colaborar com os estudos acerca da formação inicial de professores de línguas, no que tange ao envolvimento com práticas de multiletramentos, concretizadas em experiências de ensino-aprendizagem mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação –TDICs.

Biografia do Autor

  • DAYANNY SOUSA TAVARES, Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) Nível Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás - Campus Cora Coralina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2010) e especialista em Neuropedagogia Aplicada à Educação pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012) e em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, (2014). Atualmente é professora titular e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Campus São Miguel do Araguaia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado.
  • CARLA CONTI DE FREITAS, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras Português Inglês (1995), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Doutora em Politicas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG, (2013) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Tem experiência na área de Letras e com temas como abordagem transdisciplinar, formação de professores e multiletramentos.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância