MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Multiletramentos, TDICs, Formação de Professores de LínguasResumo
A relação dos professores com o mundo tecnológico moderno abrange tanto o domínio de técnicas para a utilização dos seus recursos como também o desenvolvimento de diversas habilidades linguísticas. Essas habilidades preconizam diversas modalidades e podem coexistir em diferentes contextos culturais. Ao reportar tais competências ao professor de línguas, torna-se fundamental argumentar sobre seu processo de formação inicial, no que tange ao ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, às práticas de multiletramentos. Posto isso, esta pesquisa propõe como objetivo geral investigar a formação de professores de línguas no estado de Goiás, no que tange ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), nos Cursos de Licenciatura em Letras, com o propósito de destacar a relevância de práticas de multiletramentos. Trata-se de um recorte de um projeto maior, que se encontra em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). O referencial teórico proposto abarca os estudos relacionados às TICs/TDICs, à formação de professores de línguas, ao letramento do professor e à teoria dos multiletramentos, com destaque para Cani e Coscarelli (2016), Lima (2016)Kleiman (2014), Kalantzis e Cope (2012), Rojo (2012), Jordão (2007), Monte Mór (2007), Santaella (2004), Morin, Ciurana e Mota (2003), Street (2000), entre outros autores. Espera-se com esta pesquisa colaborar com os estudos acerca da formação inicial de professores de línguas, no que tange ao envolvimento com práticas de multiletramentos, concretizadas em experiências de ensino-aprendizagem mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação –TDICs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.