MEDIAÇÃO, INTERAÇÃO E LETRAMENTOS DIGITAIS: A FORMAÇÃO ON-LINE EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Interação. Letramentos Digitais.Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre mediação e interação como elementos indispensáveis aos processos formativos em contextos da cultura digital, daí o entendimento de que os letramentos digitais influenciariam, então, a percepção sobre eles nos contextos educativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem multirreferencial (ARDOINO, 1998). O lócus foram cursos de graduação com formação on-line. Participaram professores, tutores e alunos. Com base na compreensão de que as relações estabelecidas pelos sujeitos em formação se constituem em condição sine qua non para os processos de mediação e interação, sendo essenciais para a promoção de aprendizagens. A mediação e interação, ainda que mediatizadas por tecnologias, são compreendidas como ‘processos’ tipicamente humanos que exigem a presença dos sujeitos da formação em interfaces contínuas. As tecnologias exercem funções importantes quando reconhecidas como meios para o estabelecimento de relações e não como fins em si mesmas, mas que, no limite, intimam compreendê-las em lógicas e dimensões próprias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.